Introdução à lingüística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Lingüística

A Lingüística a ciência que estuda, de modo geral, a linguagem e suas muitas facetas. Trata-se de uma área de estudo relativamente nova, se o critério for metodológico:foi o suíço Ferdinande de Saussure, no final do século XIX, quem inaugurou os princípios metodológicos da área. Seus alunos compilaram o grande volume de anotações sobre a série de seminários queproferiu sobre o tema, transformando-o no conhecido “Curso de Lingüística Geral” (Cours de Linguistique Générale).
Este livro teve uma grande influência no nascimento da área no meio acadêmico, já quedefiniu com clareza o objeto de estudo e o conjunto metodológico da Lingüística, condições essenciais para que uma área de estudo seja considerada ciência. Essa clareza de delimitação possibilita que ométodo científico seja aplicado a uma determinada área, tornando possível mensurar a qualidade de uma pesquisa e de seus resultados.
O objeto da Lingüística, segundo Saussure, é a língua, já quetrata-se de um sistema de valores que se opõem entre si, é homogênea e é depositada como produto social na mente dos falantes de uma comunidade. A fala, que está em oposição à língua, é o ato individual emque a língua é colocada em uso, e por isso não é o objeto definível da Lingüística (devido à sua variabilidade e influências não-lingüísticas).
Distingüir língua e linguagem é crucial: enquanto alinguagem está associada à capacidade comunicativa, a língua, por outro lado, é um sistema mental composto por léxico (palavras), regras (por exemplo, como juntar palavras e transformá-las emsentenças) e restrições (quais combinações de sons ou de palavras são proibidas em uma sentença).
É necessário, ainda, fazer uma distinção importante quanto ao termo “gramática”. No sentido usado na ciêncialingüística, ‘gramática’ não se refere ao uso desejável ou “correto” de uma língua, mas ao conjunto de léxico e regras mentais internalizadas pelo falante. Esse processo de internalização,...
tracking img