Introdução à lógica

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 21 de abril de 2010
INTRODUÇÃO À LÓGICA

Tomemos o seguinte raciocínio:
Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.
Pois bem, este é um raciocínio >lógico. Os dois primeiros enunciadossão as premissas e o último enunciado é a conclusão. Os fatos apresentados (o fato de que todos os homens são mortais e o fato de que Sócrates é homem) servem de evidência para a conclusão. São eles quesustentam a conclusão.
Mas o que é lógica? Veja o que ensina a filósofa Marilena Chauí: Ao usarmos as palavras lógico e lógica, estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina daFilosofia Grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas,princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.
A lógica é um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplinaintrodutória para qualquer estudo filosófico. Isso acontece porque a lógica lida com raciocínios e argumentos, e raciocínios e argumentos fazem parte de qualquer reflexão filosófica, seja ela no campo dateoria do conhecimento, da ética, da filosofia política ou da estética.
Hoje em dia temos a lógica tradicional e a lógica matemática ou simbólica. A lógica tradicional é mais simples e mais acessívelque a lógica matemática, mas nem por isso tem menos importância. Pelo contrário, a lógica matemática desenvolveu-se graças aos avanços da lógica tradicional. A base da lógica tradicional foi formuladapelo filósofo grego Aristóteles e foi reelaborada durante a Idade Média. Na segunda metade do século 19, a lógica teve um enorme desenvolvimento até chegar a seu estágio atual, a lógica matemática ousimbólica.
Os estudiosos definem a lógica de diversas maneiras:
"O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto." Irving Coppi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a Lógica
  • introdução à lógica
  • Introdução à Lógica
  • Introdução a lógica
  • Introdução a lógica
  • introdução a logica
  • introducAO A LOGICA
  • Introdução a logica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!