Introdução à filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia

É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência ao conhecimento, à verdade, aos valores moraes eestéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suasinvestigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual , as expêriencias de pensamento e outros métodosa priori.
A filosofia ocidental surgiu naGrécia antiga no século VI a.C A partir de então, uma sucessão de pensadores originais - como Tales,Xenofales, Pitágoras,Heraclicito e Protágoras - empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade últimadas coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses). Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporanêa.
Durante as Idades Antiga e Medieval, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seuescopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas - em que se estudavam o "ser enquanto ser" e os princípios gerais do racíocinio- até pesquisas sobre fenômenos mais específicos - como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos. A partir do séculoXVII, vários ramos do conhecimento se desvencilharam da filosofia e se constituíram em ciências independentes com técnicas e métodos próprios(geralmente priorizando a observação e a experimentação). Apesar disso, a filosofia atual ainda pode ser vista como uma disciplina que trata de questões gerais e abstratas que sejam relevantes para a fundamentação das demais ciências particulares ou demais atividades culturais. A princípio, tais questões não poderiam ser convenientemente tratadas por métodos científicos.
Por razões de conveniênciae especialização, os problemas filosóficos são agrupados em subáreas temáticas: entre elas as mais tradicionais são a metáfisica a epistemologia a lógica, a ética, a estetica e a filosofia.

Religião
É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade eos valores moraes. Muitas religiões têm narrativas, símboloos,tradições as sagradas que se destinam a dar sentido à vida a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e anatureza humana.
A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, mas areligião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração de uma divindade ou para a oração, lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas. A prática deuma religião pode também incluir sermões, comemoração das atividades de um deus ou deuses, sacrifícios,festivais,festas, transe, iniciações, serviços funerais , serviços ,matrimoniais,meditação,música, arte, dança, serviço publico ou outros aspectos da cultura humana.
O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas. Algumas religiões colocam a tônica na crença,enquanto outras enfatizam a prática. Algumas religiões focam na experiência religiosa subjetiva do indivíduo, enquanto outras consideram as atividades da comunidade religiosa como mais importantes. Algumas religiões afirmam serem universais, acreditando que suas leis e cosmologia são válidas ou obrigatórias para todas as pessoas, enquanto outras se destinam a serem praticada apenas por um grupo bem...
tracking img