Introdução à filosofia aprendendo a pensar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF.:



São Luís
Set/2012UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROF.:



INTRODUÇÃO ÀFILOSOFIA
Aprendendo a pensar
FICHAMENTO COMENTADO

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Educação, ministrada pelo professor , para obtenção de nota.

São Luís
Set/2012
LUCKESI,Cipriano Carlos. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. Cipriano Carlos Luckesi, Elizete Silva Passos. 2. Ed. – São Paulo: Cortez 1996.
O autor inicia a obra começando/ abordando / mencionandocomo(que) adquirimos espontaneamente conhecimento sobre todas as coisas do nosso cotidiano e que por isso não nos questionamos sobre a origem e o significado de conhecimento. Na filosofia o conhecimento.Em seguida, o autor dá inicio ao entendimento do conhecimento na filosofia buscando o conceito, processo, origem e sua apropriação.
1. Uma aproximação conceitual do conhecimento

O autor inicia aobra começando com a pré-história da cidadania, analisando as bases da atualidade, descrevendo logo a seguir sua expansão e, na seqüência traz a questão da cidadania para o Brasil, abordando o que éser cidadão e quais são os direitos e deveres humanos. 
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Resumindo é ter direitos civis. É também participar nodestino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. 
Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo nariqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranqüila e ao meio ambiente saudável. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e...
tracking img