Introdução à economia:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2104 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Economia tem como principal objetivo avaliar a compreensão do estudo da economia e seus impactos na vida das pessoas, tendo finalidade acadêmica. Mostrando que a política monetária, quando conduzida por meio de uma regra de manipulação da taxa de juros voltada exclusivamente para controlar a inflação, embora consiga atingir tal objetivo, apresenta umresultado pior se comparada a uma política monetária que seja implementada, também, para atingir uma meta para o nível do produto
A questão sob a distribuição de renda constitui-se em um dos temas mais controversos do ponto de vista da teoria econômica e das ações práticas do governo. Através do Plano Real, o Brasil pode estabilizar significativamente a inflação e possibilitou uma maior distribuiçãode renda para os brasileiros.

INFLAÇÃO, PLANOS ECONÔMICOS E POLÍTICAS ECONÔMICAS

Ao estudar a economia brasileira temos a importante oportunidade de compreender as profundas transformações ocorridas no país, relativos aos aspectos econômicos e sociais. Observamos que as transformações da economia está dinamicamente ligada aos eventos políticos nacionais e mundiais.
Uns dosprincipais aspectos econômicos observados em qualquer economia diz respeito ao crescimento econômico ao longo do tempo, expresso no comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação.
A inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Isso é muito ruimpara a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
As principais causas para sua origem é a emissão exagerada de dinheiro por parte do governo, aumento no consumo de produtos maiores que a capacidade de produção do país e aumento nos custos de produção (máquinas,matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
Os processos inflacionários agudos se caracterizam por reforçar os instrumentos concentradores de renda, pois a inflação, ao reduzir a renda real a partir da elevação dos preços, funciona como uma espécie de tributo regressivo, transferindo renda dos trabalhadores para os rentistas, dos setores concorrenciais para os setores monopolistas e dosindivíduos para o Estado.
Buscando controlar o inflação e outros fatores prejudiciais à economia, o governo lança mão de Políticas Econômicas. Entendem-se como Políticas Econômicas, as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos.
Faz parte das Políticas Econômicas a Política Monetária. A política monetária tem comoobjetivo controlar a oferta de moeda na economia. Determinar a quantidade de moeda (dinheiro) na economia é função do Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central do Brasil (BACEN). Ao determinar a quantidade de dinheiro, tem-se a formação da taxa de juros, ou seja, a taxa de juros pode ser simplificadamente interpretada como sendo o preço do dinheiro.
A lógica da políticamonetária consiste em controlar a oferta de moeda (liquidez) para determinar a taxa de juros de referência do mercado. Nesse sentido, o Banco Central, seja qual for o país, eleva a taxa de juros (preço do dinheiro), diminuindo a oferta monetária, e a reduz atuando de forma inversa.
A política monetária, quando conduzida por uma regra de manipulação da taxa de juros voltada exclusivamente paracontrolar a inflação (em um regime de metas para a inflação), embora consiga atingir tal objetivo, apresenta um resultado pior se comparada a uma política monetária que seja implementada, também, para atingir uma meta para o nível do produto.
Ao controlar os meios de pagamento, esta visa estabilizar o nível de preços geral da economia. Os governos que necessitam diminuir a taxa de inflação...
tracking img