Introdução à bovespa

Páginas: 14 (3366 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
BOLSA DE VALORES

As Bolsas surgiram no séc. XIV, na cidade de Bruges, na Bélgica. Um grupo de comerciantes se encontrava para fazer negócios na casa de uma família de nome Burse, que tinha na porta um brasão com um escudo e três bolsas. Em Bruges as casas não tinham números, tinham desenhos. Cada casa era conhecida pelo desenho que trazia. Por isso, a casa era conhecida como a casa dasbolsas.
A Bolsa de Valores é o centro especialmente criado e mantido para negociação de valores mobiliários, em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pelos corretores e pelas autoridades. A Bolsa de Valores é um órgão privado. Uma associação civil formada pelas corretoras de valores que são seus membros.  
As ações é o título que representa a menor fração do capital de umaempresa. As mais importantes são as ações ordinárias e as preferenciais.
Quando a gente vê a cotação das ações nos jornais percebe que algumas trazem o símbolo ON - ordinária nominativa -, depois do nome da empresa (Petrobrás ON; Vale do Rio Doce ON, etc). Essa são as ações ordinárias. A pessoa que compra estas ações (o acionista) ganha o direito de votar em algumas decisões que envolvam aempresa. Eventualmente, dão direito, também, a participar nos resultados da companhia. São menos negociadas que as preferenciais.
As ações preferenciais são aquelas representadas pelo símbolo PN - preferencial nominativa - (Petrobrás PN; Vale do Rio Doce PN, etc). São as mais negociadas. Com estas ações o acionista não pode votar nas decisões da empresa. Em compensação, elas garantem umaparticipação maior nos resultados da empresa (dividendos). Este dividendo é a parcela dos lucros de uma empresa que são distribuídas, em dinheiro, aos acionistas. Quanto mais ações alguém tem de uma empresa, mais dividendos vai receber se ela der lucro.
Estas ações podem ser Nominativas - cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega decautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista. Ou Escriturais - ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.
É necessário um centro especial para a negociação de valorespara concentrar em determinado ponto compradores e vendedores, centralizando as ofertas. Além disso, para negociar ações, são necessários dois serviços: informação e liquidação. E as Bolsas de Valores é que prestam esses dois serviços ao investidor.
O serviço de informações consiste em colocar à disposição do público o histórico dos preços pelos quais cada ação vem sendo negociada, bem comoas ofertas de compra e venda existentes no momento – informações indispensáveis para o investidor decidir por quanto vai comprar ou vender suas ações. As Bolsas cuidam, ainda, de obter e divulgar informações sobre o desempenho das companhias cujas ações são negociadas, o que é importante para acompanhar a vida dos investimentos realizados.
As cotações são divulgadas no mesmo dia pelas Bolsase publicadas pelos jornais do dia seguinte. Dados mais completos podem ser encontrados nas revistas e boletins editados pelas próprias Bolsas. Informações atualizadas minuto a minuto, durante o período em que são realizados os negócios podem ser encontrados nos terminais de vídeo que as Bolsas do Rio de Janeiro e São Paulo alimentam em todo o País. Esses terminais podem ser até instalados nosescritórios e residências dos investidores que quiserem e, naturalmente, pagarem pelos serviços.
O serviço de Liquidação consiste em fazer os títulos chegarem às mãos do comprador e o dinheiro às mãos do vendedor. Além de executar o serviço de liquidação propriamente dito, a Bolsa tem outro papel nesse processo: garantir a legitimidade das ações que entrega aos compradores.
As Bolsas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BOVESPA
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!