Introdução à administração

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Texto 1
UNIDADE 1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Por que Estudar Administração
A administração é foco de estudos que buscam melhorar o modo como as organizações funcionam, afinal, todos os dias dentro das organizações todos interagem com todos.
Horas em filas desnecessariamente, ninguém para auxiliar num processo de compra e venda, desperdício de milhões em ações sem resultados, são exemplosde ações que acontecem em virtude de uma “administração pobre”. Organizações bem administrada desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes, morrem.
Algumas organizações conseguem se recuperar do declínio, com certeza utilizando-se de recursos administrativos altamente eficazes.
Para estudar a administração, historicamente, havia trêsabordagens. A administração era vista como: a) um conjunto de funções, b) uma série de papéis e c) a aplicação de certas habilidades específicas. Embora todas elas focassem o comportamento do administrador, cada uma definia este comportamento de uma forma diferente.
Essas abordagens não deveriam ser vistas de formas excludentes, e sim como complementares. E mais, as funções, papéis e habilidadesrequeridas pelos administradores, estão mudando.
Administradores usam teorias administrativas para a tomada de boas decisões nos seus esforços diários de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade organizacional.
Uma teoria administrativa explica e prediz o comportamento das organizações e seus membros. É um conjunto de conceitos e ideias que explica e prediz fenômenos sociais e físicos.Os indivíduos podem adquirir conhecimento teórico e experiência prática ao mesmo tempo, seja por meio de programas de trabalho-estudo ou de treinamentos.

Figura 1. O processo da aquisição da habilidade de administrar pela junção da teoria com a prática.
Fonte: Silva (2004, pag. 5)

Conceitos de Administração
Existem vários conceitos para administração, no entanto, a maioria dasdefinições de administração compartilha uma ideia básica – a administração está relacionada com o alcance de objetivos por meio de esforços de outras pessoas.
Apresenta-se algumas das definições de administração existentes:
“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar objetivos da organização pelo uso de pessoase recursos” (G. Terry).
“Administração é o alcance de resultados por meio dos esforços de outras pessoas” (L. A. Appley).
“Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas” (P. Druker).
“Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dosrecursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais” (R. Silva).


Recursos Materiais
Recursos Materiais
Recursos Financeiros
Recursos Financeiros

Utilização eficiente e eficaz dos recursos
Utilização eficiente e eficaz dos recursos
Atividades Administrativas
Atividades Administrativas
Alcance das Metas
Alcance das Metas


Recursos Humanos
RecursosHumanos
Recursos Informacionais
Recursos Informacionais

Figura 2. Os elementos do conceito de Administração
Fonte: Silva (2003, pag. 7)
A Administração é necessária sempre que pessoas trabalham juntas numa organização. As funções gerenciais devem ser desempenhadas por qualquer um que seja responsável por algum tipo de atividade organizada, funções essas desempenhadas em todos os níveisda organização, independentemente do tipo ou tamanho da organização.
Funções da Administração
As funções da Administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Estas funções constituem o processo administrativo e são:
* Planejamento: determinação dos objetivos e metas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introducao a administracao
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introduçao a administraçao
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introdução administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!