Introdução à administração

Páginas: 15 (3552 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

Você acordou pela manhã e pegou um ônibus para ir para o trabalho ou para a faculdade. Alguém foi responsável por aquele ônibus passar no local e no horário certo. Alguém administrou o trabalho do motorista, do cobrador, do mecânico, do responsável pelo abastecimento, da equipe de limpeza, das pessoas envolvidas nos controles dos documentos legais que permitem o ônibus trafegarpela cidade e alguém administrou toda a infra-estrutura da organização empresarial proprietária daquele ônibus.
Você caminha pelos corredores de um supermercado para realizar suas compras, mas você nem imagina o esforço que foi realizado para que todos aqueles produtos estejam no local apropriado e em condições apropriadas. Alguém foi responsável por identificar fornecedores, por comprar os melhoresprodutos, por pesquisar os menores preços, por decidir quais transportadoras vão transportar os produtos, por contratar e administrar pessoas, por criar um ambiente de venda atrativo, por identificar e pagar todos os impostos e despesas em tempo hábil e todos os processos de exposição, reposição e estoque de mercadorias. Alguém administrou toda essa complexa estrutura para que o supermercadoabrisse as portas de manhã com tudo funcionando para fornecer para você os melhores produtos com os melhores preços.
A Administração constitui uma atividade essencial, relevante e imperativa em uma sociedade fundamentada em cooperação mútua entre pessoas e organizações.

2 AS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Vivemos em uma sociedade de organizações em que quase tudo o que se produz éfeito dentro delas. Precisamos das organizações para viver: nascemos em uma organização (hospital ou maternidade); estudamos em organizações (creche, escola, universidade); fazemos nosso lazer em organizações (clubes, restaurantes, cinemas, teatros, boates, danceterias, etc.); compramos tudo de que precisamos para viver nas organizações (supermercados, padarias, lojas, farmácias, etc.); praticamosnossa fé e nossos cultos em organizações (igrejas, centros espíritas, sinagogas, etc.); trabalhamos nas diversas organizações nas quais fazemos nossa carreira; nos aposentamos através de organizações (INSS ou empresas de previdência privada, fundos de pensão, etc.). Finalmente, fazemos nosso descanso final em uma última organização: um cemitério.
Uma organização é uma entidade social composta depessoas que trabalham em conjunto e estruturada em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.
O propósito de toda organização é fornecer um produto (bem/ou serviço) para satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes de forma lucrativa para a própria organização.
As organizações empregam pessoas e aplicam recursos materiais e tecnológicos. Elas podem ser de grande porte oude pequeno porte, com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas.
Nesta disciplina daremos um foco maior na administração de empresas. As empresas são organizações sociais e podem ter ou não fins lucrativos. As empresas distinguem-se das demais organizações uma vez que atuam na lógica das leis de mercado e são condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento. Alémdisso, as empresas não procuram apenas a satisfação das necessidades de seus clientes, mas também a de seus trabalhadores, administradores, Estado e fornecedores, necessitando gerar excedente ou lucro que permita remunerar os seus proprietários ou acionistas, bem como investir na sua auto-sustentação.

3 CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

A administração é a ciência das decisões. Administrar éobjetivar resultados. Resultados são os objetivos de todo empreendimento, seja ele com ou sem fins lucrativos. A busca pelo resultado é o que caracteriza a dinâmica das organizações.
Administração não significa somente executar tarefas ou operações, mas sim fazer com que elas sejam executadas por outras pessoas, em conjunto. Administração é a condução racional das atividades de uma organização,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introducao a administracao
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introduçao a administraçao
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introdução administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!