Introdução ao siscredi

455 palavras 2 páginas
SISCRED – PR
O QUE É:
Crede é o aproveitamento de credito de ICMS que a empresa acumula após pagar todos seus débitos no mês e ano um exemplo da INQUIMA, ela aproveita o credito nas entradas de insumo para abater nas saídas tributadas, ao fim do ano se a INQUIMA pagar tudo e ainda sobrar esse valor será acumulado e poderá ser usado de credito para pagamento de pendências referente ao Paraná como autos de infração e comprar com ICMS.
Existem duas opções a empresa destinatária e a empresa vendedora,
Onde a vendedora usa do credito para comprar novos produtos, esses produtos poderão ser apenas caminhões matérias para uso na produção enfim tudo o que não for de uso de consumo. E a destinatária seria a empresa que recebe o credito, ou seja, aquele que compra uma empresa, por exemplo, que vende muito e compra pouco tem debito de ICMS ai ela se cadastra na receita PR para comprar créditos de outras pessoas e aceita credito de ICMS na venda de suas mercadorias, as empresas destinatárias tem que ser cadastradas na receita estadual.

PARA USO DO SISCRED:
1º CREDENCIAMENTO:
O credenciamento seria como uma abertura de conta, onde o optante pelo siscred vai debitar e creditar o ICMS, o processo é feito através de protocolo disposto no site da receita estadual, que devera ser protocolado na unidade estatal do município, optando pela condição de transferente ou destinatário ou os dois.
2º PEDIDO DE VERIFICAÇÃO PREVIA
O processo de verificação previa devera ser solicitado através do site da receita estadual onde durante o processo serão cruzados os dados de GIA e SINTEGRA tendo que ambos não darem nenhuma inconsistência ou pendência o processo só será dado seqüência se tudo estiver zerado.
A receita enviara através do e-mail fornecido o arquivo para validação onde será informado se ah ou não inconsistência, a validação acontece no site da receita estadual.
3º DEMONSTRATIVO PARA A VALIDAÇÃO DE CREDITOS
Após tudo correto será a vez de protocolar na receita estadual

Relacionados

  • história do cooperativismo no brasil
    54056 palavras | 217 páginas