intro Desafios Contemporanios

3728 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
TURMA: 1NA

PESQUISA

2014

Cidadania Contemporânea: direitos e deveres

Trabalho apresentado ao Curso de Direito, à disciplina de Desafios Contemporâneos e Cidadania Inclusiva, ministrado pela professora Gislânia Dias Soares, como atividade avaliativa no Semestre 2014.1.

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Esta atividade é uma exigência da disciplina “Desafios Contemporâneos e Cidadania Inclusiva”, desenvolvida com base no tema “Cidadania contemporânea: direitos e deveres”. Agindo de forma complementar ao nosso estudo em sala, sendo feito com base em pesquisas sobre três importantes subtemas que nos ajudarão a compreender melhor o que é ser um cidadão num mundo globalizado. Irei, portanto, desenvolver uma dissertação sobre quatro importantes autores que trouxeram grandes contribuições para nossa sociedade; sobre as constituições brasileiras destacando as conquistas sociais obtidas ou perdidas em cada uma; e por fim, uma análise critica ao artigo “Cidadania e direitos num mundo globalizado: algumas notas para discussão”, de Marco César Alvarez.

2. AUTORES

2.1. Immanuel Kant
Nasceu no dia 22 de abril de 1724, em Königsberg, pequena cidade da Prússia Oriental, era filho de um negociante de origem escocesa e considerado o pai da filosofia crítica. Era conhecido por ser um homem cuidadoso e de saúde frágil. Não se casou nem teve filhos, Considerado como o ultimo grande filosofo dos princípios da era moderna dedicou toda sua vida à elaboração de uma das obras mais importantes da história da filosofia.
Depois de um longo período como professor secundário de geografia, Kant foi estudar filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg e posteriormente começou a lecionar ensinando Ciências Naturais. Foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicando aos estudos

Relacionados