Intranet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BELAS
FACULDADE DE ENGENHARIA INFORMATICA

Conduta Ética Profissional

NOME: Sérgio Miguel Samuel Puri Nº 8552
Docente: Ms Ayrton Pilato



Luanda, 2012

Este trabalho destina se a elaboraçao
do anteprojeto para monografia com
o tema:
Conduta Ética Profissional

Luanda 2012

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
OBJETIVOS GERAIS 5
OBJETIVOSESPECIFICOS 5
CAMPO DE AÇÃO 5
METODOLOGIA 5
POPULAÇÃO/AMOSTRA 6
RESULTADOS ESPERADOS 6
HIPOTESES 6
REFERENCIAS 6
CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES 7
Plano de acção 7

INTRODUÇÃO

Conduta Ética Profissional

Qual tem sido a conduta ética dos futuros profissionais do Curso de Sistema de Informação com relação à ética profissional na área de computação e a utilização do Sistema de InformaçãoInternet, no que diz respeito aos direitos autorais e o sigilo da informação?
No mundo contemporâneo e globalizado do final do século XX e início do século XXI, convive-se com a introdução do processo de popularização dos micros computadores e utilização da rede Internet em escala mundial, porém a inclusão digital ainda é restrita principalmente nos países de terceiro mundo. (Luis de Sousa; Cenárioda etica na Computação 2006, p.37,38)
Diante disto, o tema da ética começa a chamar a atenção da sociedade a partir da reflexão de vários fatos de condutas antiéticas na política, na economia, como também no uso indevido do Sistema de Informação Internet. Por outro lado, percebese a preocupação da comunidade acadêmica, para introdução de disciplinas relacionadas à ética profissional na área decomputação, como também a discussão sobre a regulamentação da profissão, a fim de despertar para a importância da conduta ética na vida profissional.

“O estudo da ética em computação por parte dos profissionais da área e também de outros indivíduos que tomarão as decisões no futuro é fundamental para determinar se essa poderosa tecnologia se desenvolverá de forma benéfica ou maléfica para asociedade”. (JOHNSON e NISSENBAUM, apud MASIERO, 2004, p.25)

“Os tópicos que compreendem a ética na área de computação devem evoluir na medida em que a tecnologia evolui e afeta o comportamento da sociedade. Tópicos atuais que podem ser mencionados são: .... direitos de propriedade de software; confidencialidade e privacidade dos dados; segurança; riscos da computação e sistemas críticos comrelação à segurança; responsabilidade e regulamentação profissional; software que possa causar riscos ao ambiente ou ao bem-estar humano” (MASIERO, 2004, p.18-19).

Neste sentido, o presente trabalho de caráter científico, trata-se de um estudo que busca compreender o processo histórico e a fundamentação filosófica da ética para identificar o seu valor e importância na vida do futuro profissional docurso de Sistemas de Informação, no que diz respeito à ética profissional na área de computação e a conduta ética desses profissionais na utilização do Sistema de Informação Internet.

OBJETIVOS

Esse trabalho procura realizar um estudo científico por meio de pesquisa de campo e bibliográfica para identificar práticas relacionadas à Ética nos Sistemas de Informação e fornecer contribuições aoestudo do tema, por meio da caracterização de um cenário sobre a ética profissional na área de computação e a ética na utilização do Sistema de Informação Internet.

OBJETIVOS GERAIS
É divulgar e esclarecer sobre a importância da conduta ética dos futuros profissionais do Curso de Sistemas de Informação com relação à ética profissional na área de computação e a utilização do Sistema de InformaçãoInternet, ao mesmo tempo em que visa promover um estudo científico sobre a importância do tema da ética nos Sistemas de Informação.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
Visam, oferecer reflexões sobre:
A importância da conduta ética dos futuros profissionais na área de computação.
A importância do respeito aos direitos autorais ao utilizar a Internet, diante da facilidade da informação virtual...
tracking img