Intralogística

Páginas: 4 (847 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Intralogística: a logística interna da movimentação e armazenagem
Já que a logística se tornou sinônimo de transporte externo e a maioria critica as condições de infra-estrutura no Brasil, bem comocolapso nos portos e estradas, muitos estão esquecendo de olhar para dentro de suas instalações e ver a origem de tudo isso, a chamada intralogística, o setor de movimentação de materiais.
[pic]Mesmo com várias soluções automatizadas e até sofisticadas, ainda prevalece na intralogística a solução básica ou trivial. Ao contrário do que muitos pensam, a movimentação e armazenagem de materiais(MAM) não se tornou importante somente nos últimos anos devido à evolução da logística. Ela existe desde os primórdios da civilização, primeiro porque os recursos não estão em abundância em qualquerlugar da natureza – então, o homem sempre teve de movimentá-los e armazená-los para garantir sua sobrevivência.

Desde a idade da pedra, o homem foi descobrindo recursos para facilitar seu deslocamento,tais como o plano inclinado, rodas de pedra (na época), alavanca, pau de carga (guindaste) até chegar aos quase milhares de equipamentos dos dias atuais.

Mas a movimentação de materiais não seresume apenas aos equipamentos (é, antes de tudo, a eliminação própria, quando possível), pois assim como a estocagem, os controles e outros processos não agregam valor ao produto final, seja numafábrica, centro de distribuição, terminal ou em qualquer outro lugar.

Portanto, quanto menos material existir no fluxo e quanto mais direto e rápido for esse processo, melhor. Assim, a MAM é definida como“a arte e a ciência da estocagem e controle do fluxo de materiais, desde a fonte até o consumo”. Algo bem parecido com a definição da logística! Sim, mudam-se os rótulos, mas o conteúdo da garrafacontinua sempre o mesmo.

Valor agregado

Lembre-se: somente agregam valor aos produtos as atividades que contribuem para a evolução do produto acabado, isto é, aquelas atividades que o cliente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!