Intra empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário apresentar competências e habilidades que vão além daquelas esperadas pelas organizações. O perfil de profissional procurado atualmente no mercado deve apresentar um diferencial que promova a mudança e o desenvolvimento econômico.

Já não basta entender apenas da prática profissional, é necessárioapresentar um perfil inovador, ser persistente, demonstrar habilidade de trabalho em equipe, conhecer tecnologias modernas, apresentar solução rápida e acertada para problemas, desenvolver rotinas que possibilitem melhorias, pessoas que tenham força de vontade para melhorar sempre.

Esse novo profissional deve ter a capacidade de inovar continuamente, trazendo ideias que revolucionem a maneirade administrar e decisões que trarão o sucesso para a organização. Esse perfil é facilmente identificado nos empreendedores que se encontram nas organizações.

O empreendedor corporativo é um perfil de profissional que é cada vez mais

requisitado no mercado. Sua maneira de administrar supera as expectativas das organizações tradicionais, pois ele trabalha com criatividade e iniciativa,além de criar e alocar valores para os indivíduos e para a sociedade.

O empreendedorismo coorporativo ou intra-empreendedorismo vem ganhando força cada vez mais, e se apresentando como um caminho promissor para o futuro econômico dos diversos tipos de organizações.

Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo mostrar quem são os intra- empreendedores, como foi o seu surgimento,suas principais características e definições, como ele é utilizado nas organizações , suas vantagens e desvantagens e quais as suas diferenças em relação aos empreendedores.









2. EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedora (entrepreneur) tem origem francesa, e quer dizer aquele que tem capacidade de assumir riscos, criar ou começar algo novo.

Na Idade Média, o termo foiutilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Estava ligada apenas a criatividade e inovação, não assumia grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.

Porém, no século XVII, os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo começaram a surgir, em que oempreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produto.

Um importante escritor e economista do século XVII Richard Cantillon, é considerado um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).

No século XVIII,ocapitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo .

No final do século XIX e inicio do século XX, os empreendedores foram constantemente confundidos com os administradores. O que deve ser bem analisado, pois todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, mas, nem todo bomadministrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo a mais.

















2.1 CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO

Atualmente, existem várias definições para o termo empreendedorismo.

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criaçãode negócios de sucesso.(Dornelas,2005)

O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. (Joseph Schumpeter ,1949).

O empreendedor é aquele que faz acontecer antecipa os fatos e tem uma visão futura da organização. (Dornelas,2001)....
tracking img