Intestino grosso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intestino Grosso
Localização
O intestino grosso mede cerca de 6,5 cm de diâmetro e 1,5 m de comprimento, se estende do íleo ao ânus e está fixo á parede á posterior do abdome pelo seu mesentério, e divide-se em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Os últimos 2 e 3 cm do reto são denominados canal anal, cuja abertura ao meio exterior é denominadaânus. Este tem o músculo esfíncter interno de músculo liso (involuntário) e um músculo esfíncter externo de músculo esquelético (voluntário).


Ceco
O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que recebe o conteúdo do intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo, o apêndice vermiforme. Na sua porção anterior está ligado pela flexura ileocecocólica, e na porçãoposterior à flexura cecocólica. O ceco se localiza no Quadrante Inferior Direito do abdómen, mais especificamente no Quadrante Ilíaco Direito. A única função do ceco, em humanos, é receber o conteúdo do intestino delgado e começar a reabsorção de água e (poucos) nutrientes.
Apêndice Vermiforme
Sendo uma parte do intestino grosso, o apêndice não apresenta vilosidades intestinais. O apêndicevermiforme é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, com cerca de oito a 10 centímetros localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso ou cólon. Este órgão continua a ser um mistério para médicos e cientistas no que respeita à sua utilidade.Vermiforme significa com forma de verme, semelhante a um verme, e é esse mesmo o aspeto do apêndice humano: uma espécie de bolsa ou de saco emforma de minhoca.

• Colo Ascendente – é a segunda parte do intestino grosso. Passa para cima do lado direito do abdome a partir do ceco para o lobo direito do fígado, onde se curva para a esquerda na flexura direita do colo (flexura hepática).

• Colo Transverso – é a parte mais larga e mais móvel do intestino grosso. Ele cruza o abdome a partir da flexura direita do colo até a flexuraesquerda do colo, onde curva-se inferiormente para tornar-se colo descendente. A flexura esquerda do colo (flexura esplênica), normalmente mais superior, mais aguda e menos móvel do que a flexura direita do colo.

• Colo Descendente – passa retroperitonealmente a partir da flexura esquerda do colo para a fossa ilíaca esquerda, onde ele é contínuo com o colo sigmoide.

• Colo Sigmóide – écaracterizado pela sua alça em forma de “S”, de comprimento variável. O colo sigmoide une o colo descendente ao reto. A terminação das tênias do colo, aproximadamente a 15 cm do ânus, indica a junção reto-sigmoide.
• Flexura Hepática - entre o cólon ascendente e o cólon transverso.

• Flexura Esplênica - entre o cólon transverso e o cólon descendente

Reto e canal anal

O reto é a última parte dointestino grosso. Com cerca de 15 a 20 cm de comprimento e com um diâmetro muito variável nas suas diferentes partes, desce pelo centro da pélvis e termina no ânus, orifício que o coloca em contato com o exterior. A parte superior, denominada ampola retal, é a parte mais dilatada do órgão e onde fica armazenada a matéria fecal até ao momento da sua expulsão. Os últimos 2 ou 3 cm do retocorrespondem ao canal anal, onde se podem encontrar formações musculares particulares, o esfíncter anal interno é o mais profundo, e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo consequentemente involuntário. O esfíncter anal externo é constituído por fibras musculares estriadas que se dispõem circularmente em torno do esfíncter anal interno, sendo este voluntário. Ambos osesfíncteres devem relaxar antes que a defecação possa ocorrer.
Função do órgão
A principal função do intestino grosso consiste em preparar os resíduos da digestão provenientes do intestino delgado para a posterior eliminação para o exterior. Os resíduos alimentares chegam ao intestino grosso em estado semilíquido, enquanto transitam pelo cólon vai sendo absorvida uma grande quantidade do seu...
tracking img