intesidade da ennergia no nucleo e seus usos medicos industrial e belico

734 palavras 3 páginas
Energia Nuclear (Definição)

A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatómicas. É libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares, como as que ocorrem no sol, e nas reacções e explosões nucleares.

Estas reacções traduzem-se na aniquilação de massa e sua convicção em energia.

Central Nuclear

Força Nuclear

Força nuclear é a força que ocorre entre os protões e os neutrões do núcleo atómico. Esta interacção é responsável pela coesão entre as diferentes partículas que os compõem. Os neutrões não possuem carga eléctrica, enquanto os protões possuem carga positiva. A interacção nuclear forte supera a repulsão mútua entre protões, carregados positivamente, evitando sua dispersão.

Função da Energia Nuclear

Um átomo é formado por um núcleo e por uma nuvem electrónica ocupada por minúsculos electrões, que permanecem em prováveis regiões nas proximidades do núcleo – um pequeno e massivo conjunto de protões e neutrões, mais de 100.000 vezes menor do que o átomo ao qual pertence. Tanto os protões como os neutrões, por sua vez, são formados por outras subpartículas: os quarks – cada protão ou neutrão é formado por 3 quarks. A energia que mantém todas estas partículas e subpartículas unidas é a energia nuclear, e pode ser aproveitada, em centrai nucleares para outros fins.

Organização do Átomo

Central Nuclear

Uma Central Nuclear ou Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia eléctrica.

Bomba Atómica

A nuvem em forma de cogumelo deixada pela bomba atómica que explodiu em

Relacionados