Intervenções com o uso do software GIMP nas obras de Piet Mondrian.

698 palavras 3 páginas
Intervenções com o uso do software GIMP nas obras de Piet Mondrian.

O presente projeto surgiu após uma visita ao laboratório de informática com os educandos do 6º ano C, para realizar uma pesquisa sobre arte abstrata. Percebi que os educandos não tinham conhecimento, na grande maioria dos caminhos e recurso disponíveis no computador além dos utilizados por eles como: MSN, Orkut e email. Desta forma percebi que poderia demonstrar para os educandos que o uso do computador pode e deve ir além do seu uso convencional. Realizar atividades artísticas com o uso do computador e do software GIMP (editor de imagens e fotografias), que auxiliem na criação, percepção e desenvolvimento da capacidade criadora individual de cada educando.

Justifica-se o presente projeto através da necessidade de utilização do computador no entendimento e processo de criação de formas abstratas e da arte como um todo. Objetivo: Trabalhar com o Gimp formas abstratas.
A presente proposta tem o objetivo de oportunizar aos educandos o uso do Software Gimp, para auxiliar criações de trabalhos artísticos, manipulando os trabalhos através de intervenções nas obras abstratas, proporcionando uma nova maneira do fazer artístico.
Conteúdo: Abstracionismo com figuras geométricas.

Metodologia:
Antes do contato com o software GIMP, os educandos tiveram uma aula teórica sobre o abstracionismo. Na sequência foram mostradas imagens do artista Piet Mondrian e outros trabalhos com figuras geométricas em suas composições. Foram priorizadas as figuras geométricas, para isso foi utilizada a TV Multimídia. Nesta aula, a obra escolhida para leitura e análise foi: Composição com vermelho, amarelo e azul do artista Piet Mondrian. Além das obras originais do artista, foram observadas algumas obras com ângulos diferentes, possibilitando uma nova leitura da mesma. Após a leitura, análise e reflexão das obras e do conteúdo proposto, os alunos foram levados ao laboratório de informática e receberam a

Relacionados