Intervenção nos distrubios de desenvolvimento

709 palavras 3 páginas
O Juízo Moral e o Desenvolvimento dos Valores segundo Kohlberg
O início do pensamento formal, da capacidade de abstracção e da capacidade para seguir o eu dos outros, e o subjectivo do objectivo, isto influência o modo como os adolescentes se percepcionam e a forma como se compreendem. No passado encarava-se o processo de desenvolvimento dos valores tendo como base perspectivas externas, ou seja, o adolescente dava valor ao que a sociedade adulta opunha.
Depois de ter feito varios estudos, Kohlberg conclui que o desenvolvimento moral ocorre por uma sequência de estádios, independentemente da cultura, do meio social, entre outros. O desenvolvimento processa-se de um nível mais simples para um mais complexo, sendo assim necessário uma sequencia de estadios. Este processo depende da interacçao que o adolescente tem com o meio ambiente.
Kolberg efectuou um estudo longitudinal que consistia numa serie de entrevistas a crianças e adolescentes, realizadas de três em três anos. Isto permitiu-lhe traçar um gráfico do processo de desenvolvimento ao longo do tempo.
Kolberg cita seis estádios, agrupando-os em três categorias globais: pré-convencional, convencional e pós-convencional. A categoria pré-convencional agrupa o estádio 1 e o estádio 2, nesta os valores morais assentam em acontecimentos externos, nas más acções, ou em necessidades praticamente fisicas; a categoria convencional agrupa o estádio 3 e o estádio 4, aqui os valores morais residem no desempenho de bons ou maus papéis, na manutenção da ordem convencional e no ir de encontro às expectativas dos outros; por fim, a categoria pós-convencional, neste os valores morais derivam de princípios que podem ser aplicados universalmente.
É importante citar que estes níveis são sistemas que descrevem como os indivíduos processam e raciocinam sobre questões relativas ao domínio moral e aos valores. Kolberg pediu aos sujeitos que estavam em estudo para tomarem uma decisão relativamente a uma questão moral (dilema).

Relacionados

  • Resumo atps anhanguera inésiologia texto 1 e texto 2
    2656 palavras | 11 páginas
  • Discalculia
    4643 palavras | 19 páginas