Intervenções do gestor no processo de melhoria da aprendizagem escolar

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
AS INTERVENÇÕES DA EQUIPE GESTORA NO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA.
INTRODUÇÃO
O êxito de uma escola é avaliado pelo desempenho de seus alunos. Se os alunos, cada um em seu ritmo, conseguem aprender continuamente, sem retroagir, a escola é sábia e respeitosa. Se seus alunos são freqüentadores assíduos das aulas, seguros de sua capacidade de aprender einteressados em resolver os problemas que os professores lhes propõem, estará cumprindo o papel de torná-los pessoas autônomas, capazes de aprender por toda vida. Se os alunos estão sabendo ouvir, discordar, discutir, defender seus valores, respeitar a opinião alheia e chegar a consensos, ela pode se orgulhar de estar formando cidadãos. E, mais que tudo, se ela conseguir oferecer uma educação de boaqualidade a todos os seus alunos, independentemente de sua origem social, raça, credo ou aparência, certamente é uma escola de sucesso. Esse sucesso é uma construção. Depende da participação de toda a equipe escolar e, sobretudo da atuação de suas lideranças.
JUSTIFICATIVA
A Equipe Gestora na escola, precisando desenvolver formas de acompanhamento do currículo unificado nas escolas, necessitaconhecer profundamente os professores, sua formação, suas necessidades formativas e suas ideologias, para que possa construir esse novo conhecimento que auxiliará no desenvolvimento de novas estratégias de ensino aprendizagem, uma vez que há necessidade de procurar estratégias mais eficazes e têm trazido sérias conseqüências ao desempenho escolar dos alunos.
A prática é uma forma de conhecimento. Pormeio dela, testamos o conhecimento, produzimos novos conhecimentos e dialogamos dinamicamente com a realidade na medida em que fazemos parte da realidade social vivenciada, fazendo uso do processo de ação-reflexão-ação.
A combinação das duas pesquisas (qualitativa e quantitativa) construirá um sólido cenário educacional da realidade e as formas de transformação estrutural da aplicação do currículopara a melhoria da vida profissional dos envolvidos e conseqüentemente, da qualidade de ensino e de aprendizagem.
OBJETIVOS
· Identificar as dificuldades dos professores na aplicação do currículo e na organização de suas aulas;
· Contribuir para uma proposta de formação continuada de professores mais eficaz e que colabore para uma transformação das práticas atuais de ensino;
· Construirinstrumentos que auxiliem a equipe gestora no seu acompanhamento à aplicação do currículo unificado;
· Garantir a construção de avaliações que elucide as necessidades de aprendizagem dos alunos.
· Auxiliar os professores na passagem para esse novo paradigma curricular e na aceitação de sua função de agente desse novo currículo;
· Melhorar a qualidade de ensino e conseqüente melhoria da aprendizagem.PROBLEMA
A presença de liderança, de coordenação, é indispensável na vida de uma equipe: alguém que tenha uma visão global da situação e que saiba aonde quer chegar, incentivando o grupo a pensar e a "colocar a mão na massa" para executar o que foi previsto; que aponte a direção do trabalho, apoiando o grupo durante sua execução e levando cada um a superar suas limitações. Trata-se de umtrabalho conjunto da Equipe Gestora, que é o mobilizador do trabalho coletivo, o articulador do processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico – PPP - da escola. Essa tarefa é grande, mas pode ser muito gratificante. A partir deste problema, que estratégias a Equipe Gestora deve desenvolver para acompanhar a aplicação do currículo, nas diferentes disciplinas para a melhoria daaprendizagem na escola?
METODOLOGIA
Utilizaremos duas vertentes metodológicas:
- pesquisa quantitativa – baseada nos resultados obtidos no instrumento avaliativo do PDE – Escola (Plano de Desenvolvimento da Escola), um plano de metas que tem como foco a melhoria da educação básica, cujo objetivo é a metodologia de planejamento da gestão escolar como foco na melhoria da qualidade do ensino e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM : INTERVENÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL / SUPERVISOR ESCOLAR
  • A Motiva O Escolar E O Processo De Aprendizagem
  • O papel do gestor no processo ensino aprendizagem
  • O PAPEL DO GESTOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
  • A biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem
  • A responsabilidade do gestor escolar frente às avaliações externas (paic e spaece) junto à promoção da...
  • O SUPERVISOR ESCOLAR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A ambiguidade do processo de avaliação escolar da aprendizagem .

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!