Intervenção psicossocial

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
FACULDADES INTA
Pós-Graduação em Gestão e Supervisão Escolar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Vitória da Conquista – BA
2011
MARCOS ALVES DE ANDRADE

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Trabalho apresentado ao INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada -, como pre-requisito para aquisição do título de Especialista em Gestão e Supervisão Escolar.



Vitória da Conquista- BA
2011

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Introdução

A difusão do conhecimento favorece enormemente as vivências sociais, pois na medida em que os homens adquirem maior compreensão do mundo que os cerca e das implicações da vida em sociedade neste mesmo mundo, conseguem interagir com mais discernimento e sabedoria.

A escola, enquanto espaço de elaboração de saberes se constituinum vasto campo de significações, ressignificações, aprendizados e desilusões, visto que toda aprendizagem é permeada por erros e acertos e, muitas vezes, os erros são elementares para o amadurecimento de idéias e valores. Numa perspectiva crítica é preciso contextualizar a educação como uma prática histórica e socialmente construída, enfocando sua importância social enquanto instânciafundamental no processo de socialização do conhecimento historicamente acumulado.

Paulo Freire (1997) ao apontar as deficiências e incongruências daquilo que apelidou de educação bancária revela a necessidade de uma escola que não somente transmita conhecimentos, mas, sobretudo os construa. A educação deve ser concebida como um instrumento de libertação, de conscientização, de transformação social. Masuma educação libertadora depende da práxis dos seus protagonistas, da ação e reflexão dos profissionais que atuam na sala de aula enquanto sujeitos historicamente comprometidos com o processo de mudança social.

E é justamente no contexto da práxis educacional que o psicólogo se apresenta como parceiro numa intervenção que visa não apenas as condições para a aprendizagem, mas o ser total, vistoque os seres humanos são pura emoção, imbuídos que são de uma psique complexa e, portanto, carente de ajuda para seu efetivo desenvolvimento.

Vigotski ao discorrer sobre interação social atribui ao desenvolvimento da fala um papel preponderante na consecução de relações interpessoais salutares que vão produzir amadurecimento, para ele não existe desenvolvimento sem interação mediada pelafala.

O trabalho de Vigotski se fundamenta na precedência da cultura sobre o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa. A idéia de que a instrução, entendida como interação de crianças ou aprendizes com adultos ou parceiros mais capazes, é necessária para o desenvolvimento cognitivo, é conseqüência dessa fundamentação (HOWE, 1996). Muitos pesquisadores têm-se dedicado à compreensão e extensão doconceito de zona de desenvolvimento proximal, proposto por ele, mas poucos têm enfatizado o papel das emoções nas interações sociais voltadas à aprendizagem. Acreditamos que, se o uso das emoções é importante no incremento dessas interações, como o próprio Vigotski reconhece, é essencial o estudo do papel das emoções e, associadas a elas, da motivação.

Deste modo, e considerando a importância davivência social para o desenvolvimento do educando, pretendo fazer uma abordagem que alcance as dimensões sociais e psíquicas presentes no processo ensino/aprendizagem, entendendo a queixa escolar como um sintoma do processo de escolarização, como sintomatologia de um processo que passa pela escola, mas que não se restringe a ela.

Os “problemas de aprendizagem” enquanto “problemas deescolarização”, cujas causas encontram-se nas relações institucionais, sociais e históricas estabelecidas entre os atores sociais envolvidos (SOUZA, 2007), devem ser encarados sob a perspectiva da intervenção psicossocial positiva, capaz de reaver valores, ressignificar aprendizagens, remodelar comportamentos sem agredir o ego.

Pretendo desenvolver este trabalho com a 5.ª série H do turno vespertino do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intervenção psicossocial
  • Intervencao Psicossocial
  • Projeto de intervenção psicossocial
  • Avaliação de intervenção psicossocial
  • Intervenção psicossocial emidosos institucionalizados
  • intervenção psicossocial em saúde
  • Intervenção psicossocial com um grupo
  • Resumo: OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO: Um método de intervenção psicossocial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!