Intervenção pedagógica

Páginas: 21 (5120 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

ACADÊMICO ESTAGIÁRIO:

ESTAGIO CURRICULAR II NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da ULBRA. Como requisito parcial para avaliação e aprovação da disciplina de Estágio Curricular II Sob orientação da Tutora

JOÃO NEIVA – ES
2010

PANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO IIAPORTES TEÓRICOS- 8hs

Aportes Teóricos do Estágio Curricular II

O presente relatório tem como finalidade expor de forma simplificada as atividades a qual observarei durante o período de Estágio Curricular Supervisionado II. O estágio é uma fase importante do Curso de Pedagogia e do futuro profissional que almeja desenvolver uma educação de qualidade. É um momento essencial para tematizar erelacionar a teoria à prática visando uma realização da ação pedagógica praticando e realizando experiências no cotidiano escolar.
O Estágio Curricular Supervisionado II tem uma carga horária de 102hs aulas sendo divididas em: Orientações Iniciais, Aporte Teórico, Escolha de uma Instituição, Caracterização da Escola, Observação, Entrevista, Planejamento, Prática Docente e Relatório de Atividades.Orientação

O Estágio Curricular II é uma etapa onde o estudante pode habilitar-se em seu espaço de trabalho, sendo que, através das experiências adquiridas nesse período é que pode obter informações e práticas para atuarem como futuros profissionais críticos, conscientes, competentes e que buscam uma educação de qualidade.
Observa-se que com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anose o ingresso das crianças a partir dos seis anos, nessa etapa de escolarização, deva ser necessário uma nova avaliação da Proposta Pedagógica de cada escola com o intuito de estabelecer metas em que essas crianças que ingressaram aos seis anos não venham a sentir-se perdidas com tantas responsabilidades numa turma de 1º Ano, sendo que poderiam estar ainda na Educação Infantil.
Nos FundamentosTeóricos e Metodológicos dos Anos Iniciais (p. 70) observam-se alguns aspectos que podem e devem ser considerados positivos, apesar das críticas possíveis ao novo Ensino Fundamental. Como é citado neste documento ““mais “do que a reprodução de uma 1ª série, o novo” 1º ano” deve ser visto como uma oportunidade para se criar e operacionalizar uma nova concepção, na qual ensinar a ler escrever sejamais do que oferecer giz, quadro-negro e repetições”.
Pode-se “aproveitar a chance de reorientar o ensino fundamental, tendo em vista o ingresso das crianças” (p. 70) e replanejar, refletir, discutir, rever, pensar o que está dificultando o processo de ensino aprendizagem na atualidade nas turmas do Ensino Fundamental.
Neste mesmo documento Freire ( p. 94) enfatiza que:

Creiopode afirmar, na altura destas considerações, que toda prática educativa demanda a existência de sujeito, um que ensinando, aprende outro que, aprendendo, ensina daí o cunho gnosiológico; a existência de objetos, conteúdos a serem ensinados e aprendidos: Envolver o uso de métodos, de técnica, de materiais; implica, em função de seu caráter diretivo, objetivo, sonhos, utopias, idéias. Daí a suapoliticidade, qualidade que tem a prática educativa de ser política, de não poder ser neutra. (Fundamentos Teóricos e metodológicos dos Anos Iniciais. p. 94).

Ainda neste documento observa-se a fala de Hernándes e Ventura afirmando que “o ensino precisa priorizar a comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento”. Desse modo, os alunos saem da educação infantil e ingressam nas sériesiniciais do Ensino Fundamental sem o professor sequer ter contato com o professor que acompanhará esse aluno no ano seguinte. Isso também ocorre quando ele sai das séries iniciais e ingressa nas séries finais e assim, sucessivamente.
Infelizmente na Educação, um vai culpando o outro pelos fracassos e insucessos, todos procurando culpados sem procurar auxiliar esse ser que tanto necessita de afeto....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • intervenção pedagogica
  • intervenção pedagogica
  • intervenção pedagogica
  • Intervenção pedagógica
  • Intervenção Pedagogica
  • intervenção pedagogica
  • Plano de intervenção pedagógica
  • Atividades de Intervenção pedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!