Intervenção em casos de violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Conflitos na Escola
-------------------------------------------------
E-Folio B
Vânia Patrícia Moreira Amaral
Aluno n.º 1004711
-------------------------------------------------
Turma: 9
Projecto a desenvolver no Agrupamento de Escolas do Vale do Alva
Ano Lectivo: 2010/2011
Tema:
Intervenção nos Conflitos Interpessoais
Palavras Chave:
Conflito, sociabilização, comunidadeeducativa, participação, cidadania, cooperação, interacção, microsistemas.
Enquadramento/Contextualização do projecto:
O conflito é parte integrante do contexto escolar, é um facto incontornável dos nossos dias, mas será este um factor sempre negativo? Vivemos numa sociedade de desigualdades evidentes e prementes em que impera o egoísmo em detrimento da entreajuda, como podemos esperar que osnossos jovens reajam de forma diferente de nós adultos?
Numa sociedade plural e democrática todos os pontos de vista são legitimáveis nem que seja pela liberdade de expressão, mas nem sempre aceitáveis por todos, daí a inevitabilidade da existência de conflitos em todas as áreas sociais, pois estes são inerentes à condição humana. Mas é desta forma que melhor se pode preconizar o própriodesenvolvimento das sociedades, como a história nos mostrou é a partir dos grandes conflitos que se geram as maiores mudanças. O conflito é um factor benéfico de desenvolvimento para o ser humano, pode mesmo ser considerado como importante na formação das capacidades de sociabilização do aluno, no sentido de apreender faculdades que o capacite a resolver conflitos futuros, mas isto só pode acontecer seexistir a devida orientação por parte de alguém mais capacitado que apoie na resolução do conflito sempre com o intuito de prevenção de novos episódios e de respeito por ambas partes envolvidas, sempre ajustados ao exercício pleno da cidadania, na cooperação e participação livre e responsável assentes nos valores da solidariedade, da tolerância e da igualdade.
É no âmbito deste desafio deorientação por parte de alguém mais capacitado que sirva de orientador no processo de resolução de conflito que me debruço para a apresentação do meu projecto de intervenção nos conflitos interpessoais no contexto escolar. Apoiado na perspectiva de Bronfenbrenner (1979-1986) que defende a importância da interacção entre os microsistemas em que o aluno se movimenta (escola, família e comunidade), pois oseu desenvolvimento é essencialmente realizado dentro destas estruturas, por isso é impossível para o sistema escolar aperfeiçoar a sua intervenção sem o apoio das restantes estruturas geradoras e preconizadoras de saber e de defesa de valores. Desta forma proponha um projecto de abertura da escola a estas estruturas para concertação de medidas estratégicas de resolução dos processos conflituais.Áreas de Intervenção:
Neste projecto irei delimitar a sua intervenção à escola onde lecciono Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, escola sede do Agrupamento de Escolas do Vale do Alva. Situada na localidade de São Sebastião da Feira, está localizada no Interior Norte, distrito de Coimbra, concelho de Oliveira do Hospital. É uma zona caracterizada pela falta de grandes indústriasou empregabilidade, as actividades económicas estão ligadas a empresas de pequena ou média dimensão ligadas essencialmente aos ramos do artesanato e construção civil, praticando-se uma agricultura de subsistência. Devido às condicionantes apresentadas as populações mais jovens têm tendência a deslocar-se para o estrangeiro ou para os grandes centros urbanos, factor que tem influenciado não só afrequência escolar como também a motivação dos alunos, pois a perspectiva de futuro nem sempre é percepcionada como de sucesso, esta visão de negativa abarca também os pais e a comunidade envolvente. A desmotivação face à importância da escola para si próprios leva os alunos, pais e comunidade, regra geral a desinteressarem-se pelas actividades escolares e pelas suas regras e normas de conduta....
tracking img