Intertextualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Será apresentada no trabalho a seguir a utilização da intertextualidade, estabelecendo comparação, relacionando informações do texto com outros presentes no contexto social no qual o leitor se insere; citação, epígrafe, referência, paráfrase, paródia, e pastiche.

Intertextualidade - definição e tipos

Todas as vezes que lemos um texto e nos lembramos de outros, estamosdiante de um dos fatores constitutivos da produção textual: a intertextualidade. Esse fator trata especificamente da relação que um texto mantém com outros textos de forma explícita, pressuposta ou subentendida. (XAVIER, 2001, p. 83). Sua leitura e produção exigem o conhecimento prévio do leitor.

Intertextualidade - definição e tipos

A intertextualidade é um dos fatores presente na produção dediversos tipos de intertextos, tais como: citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase, paródia e pastiche entre outros. Os tipos de intertextos aqui apresentados, em sua maioria, são elementos pertencentes aos trabalhos acadêmicos, literários e publicitários.

Citação

É um tipo de intertexto que efetua a transcrição de parte do texto original diretamente, tal como foi escrito peloautor citado ou indiretamente parafraseado. Esse recurso intertextual é, geralmente, utilizado em trabalhos científicos com a finalidade de validar o ponto de vista do produtor do texto, seja para aprovação ou reprovação de uma determinada ideia, conferindo-lhe credibilidade pelas referências citadas.

Citação direta

A citação direta incorpora-se ao parágrafo do produtor do texto, uma espéciede discurso marcado, uma transcrição do texto original, entre aspas duplas, mantendo o mesmo tipo e tamanho de letra do parágrafo. (CALDAS, et al., 2010, p. 271)

Citação direta - exemplo

Segundo Boaventura (2004, p. 81): “O respeito ao trabalho acadêmico é diretamente proporcional à credibilidade das fontes utilizadas”, por isso necessário se faz atentar para os diversos tipos de citaçãoabordados nesta aula.

Citação indireta

A citação indireta é uma espécie de mistura de discursos, redigida com as próprias palavras do produtor do texto, mantendo-se fiel às ideias contidas no texto original, sem aspas, com o mesmo tipo e tamanho de letra do parágrafo.

Citação indireta - exemplo

A confiabilidade das fontes citadas confere relevância ao trabalho acadêmico, cabendo, portanto,ao produtor do texto, selecioná-las com rigor. (BOAVENTURA, 2004)

Epígrafe

Citação de pequena extensão ou fragmento de texto, colocada no início de um capítulo ou em página única de trabalhos acadêmicos, livros, que não se mistura com o texto produzido, mantendo com este, pensamento relacionado ao conteúdo da obra. Acompanhado da indicação de autoria.

Epígrafe – exemplo 1

“Ainda queeu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria”.
(Renato Russo, 1989)

Epígrafe – exemplo 2

“Os verdadeiros analfabetos são os que
aprenderam a ler e não leem”.
(Mário Quintana, 2006)

Alusão

É um tipo de intertexto que faz referência, de modo explícito ou implícito, a uma obra de arte, a um fato histórico ou a uma celebridade, para servir determo de comparação e que apela à capacidade de associação de ideias do leitor que ativa seu conhecimento prévio, sem o qual o sentido não pode ser alcançado.

Alusão – exemplo 1

Esse computador, sem dúvida, é um “presente de grego”.

A expressão presente de grego só faz sentido para quem conhece a história da Guerra de Troia. Presente de grego significa presente ou oferta que traz prejuízo.Alusão – exemplo 2

“A grande arte é como labor de joalheiro. Ou bem de estatuário: tudo quanto é belo, tudo quanto é vário, canta no martelo”.
(M. Bandeira)

As expressões “labor de joalheiro”, “é belo”, “canta no martelo” aludem ao poema Profissão de fé de Olavo Bilac, com a finalidade de criticar os autores parnasianos.

Referência

É o tipo de intertexto utilizado, geralmente,...
tracking img