Intertextualidade: Noções báscicas | Nancy Maria Mendes

723 palavras 3 páginas
Estudo Dirigido
“Intertextualidade: noções básicas”, de Nancy Maria Mendes.

1- Faça uma síntese da introdução do texto referido acima.
Nancy Maria Mendes, autora do texto: “Intertextualidade: noções básicas”, fala basicamente das interferências diretas e indiretas ligadas a formação sócio-cultural do nosso eu, que sofremos durante a vida. A autora ainda contesta a capacidade do homem de fazer algo novo, pois, segundo ela, nossas opiniões são resultado da junção de várias outras opiniões, emitidas por várias outras pessoas. Ela exemplifica ainda, falando da forte interferência sócio-cultural resultada pelos nossos antepassados durante nossa formação pessoal. Nossa fala é impregnada de outras falas.

2- De acordo com a autora, a) defina o fenômeno e b) explique como surgiu o termo “intertextualidade”?
Mendes afirma que, “a intertextualidade é a relação existente entre textos diversos, da mesma natureza ou de naturezas diferentes e entre o texto e o contexto”; ela explica que o termo começou a ser usado na década de 60, por Júlia Kristeva, uma integrante da crítica literária francesa.

3- Ainda que o termo seja relativamente recente, pode-se afirmar que o fenômeno referido por ele também o é?
Segundo a autora, por mais que o termo “intertextualidade” seja relativamente recente, apratica ou o uso dela é antiga.

4- Que tipos de intertextualidade são mencionados por Mendes?
A lingüista cita a epígrafe, a citação, a alusão, a reminiscência, a paráfrase, a paródia e a versão (também pode ser chamada de tradução).

5- Como o fenômeno da intertextualidade era tratado nas escolas de 1º e 2º graus (Ensino fundamental e Colegial)?
De acordo com a pesquisadora, o fenômeno da intertextualidade era tratado de maneira vaga, com informações vagas, fornecidas por alguns manuais de literatura para alunos de 1º e 2º graus. Segundo ela, dificilmente tais informações eram, de fato, examinadas com ou pelo aluno.

6- O que diz Laurent Jenny sobre a intertextualidade?

Relacionados