Interruptor controlado por controle remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERRUPTOR CONTROLADO POR CONTROLE REMOTO






















Sumário
1- Objetivo 3
2- Introdução 4
3- Metodologia 5
3.1- Materiais Utilizados 5
3.1.1- Capacitor 5
3.1.2- Circuito eletrônico 5
3.2- Descrição dos materiais utilizados 6
3.2.1- Capacitor 6
3.3- Montagem do experimento 6
3.3.1- Capacitor 6
3.3.2- Circuito eletrônico 7
4-Resultados 8
4.1- Funcionamento 8
4.2- Medições 8
5- Análise dos Resultados 9
6- Conclusão 10
7- Agradecimentos 11
8- Bibliografia 12
1- Objetivo


A efetivação deste projeto visa o conforto e, até mesmo, a segurança, partindo do princípio que, com a implementação do mesmo, a tarefa de acionar um interruptor poderá ser feito à distância, apenas com o pressionar de um botão.O receptor será projetado para ser acionado por um feixe de raios infravermelhos, de qualquer amplitude que será gerado por um controle remoto qualquer. Este sinal será enviado para o sensor, será computado e cumprirá sua função de acordo com a lógica digital pré-estabelecida, que acionará o relé, fechando ou abrindo o assim o contato do circuito a ser controlado.2- Introdução


Com a evolução da tecnologia, cada vez mais, ficamos acostumados com as comodidades que ela nos remete. Notamos com o passar dos anos que essa tecnologia nos surpreende com circuitos cada vez menores e mais úteis, tornado nossa vida mais prática. Por isso, o grupo optou por algo que pudéssemos produzir atendendo esta demanda.
Através de buscas e pesquisasbibliográficas escolhemos um projeto que fosse útil no dia a dia das pessoas. O escolhido pelo grupo diz respeito à transmissão de um comando através de um laser infravermelho que aciona um relé. Este foi montado para substituir e controlar o interruptor de uma lâmpada ou qualquer outro dispositivo que tenha uma potência de 5W a 100W e seja aplicado nele uma tensão de 110V/220V.
Para efetivarmos comsucesso e menos complexidade, visto que a maioria do grupo tinha o primeiro contato com projetos eletrônicos, o projeto foi dividido em dois blocos maiores: uma fonte e um receptor.
A fonte que implementamos não usa transformador, fator que minimiza custo e espaço de montagem. Ela será subdividida em blocos que atuarão cada um na funcionalidade. Serão fornecidas pela fonte duas tensões de saída umade 12V e outra de 5V que alimentarão pontos distintos do receptor.
No outro bloco teremos o receptor, que também foi subdividido, onde ocorrerá a transmissão do comando. Nele está a base do projeto o circuito integrado 4013 que contém dois flip-flops tipo D, atuando o primeiro de modo monoestável e o segundo biestável. O sinal externo será captado por um sensor infravermelho, o IRM 8751, quetransmitirá para a entrada do primeiro flip-flop o sinal para evitar repiques e oscilações do sensor. Após o sinal de saída do primeiro, será transmitido para o segundo flip-flop que inverterá o sinal ligando ou desligando o relé.
Assim, através deste projeto será possível a todos terem um contato com alguns componentes e princípios eletrônicos, principalmente com aqueles estudados em sala de aula epoderemos acionar um circuito a uma determinada distância (aproximadamente trinta metros), sem que tenhamos que nos deslocar.





3- Metodologia


Para melhor entendimento, bem como montagem do projeto, o grupo optou por dividir o projeto em duas partes, fonte e receptor, conforme o diagrama:
[pic]
Figura 1
Onde a Fonte é uma fonte retificadora, porém sem transformador. A fim de quehouvesse maior compreensão do projeto, foram subdivididos os blocos principais em:


[pic]
Figura 2

[pic]
Figura 3








3.1- Materiais Utilizados



3.1.1 – Fonte


- 1 Matriz de contatos
- 1 Capacitor 1μF - 250V;
- 1 Capacitor eletrolítico 220μF - 16V;
- 1 Capacitor eletrolítico 100μF - 16V;
- 5 Diodos 1N4007;
- 1 Diodo Zener 12V - 1W;...
tracking img