INTERPRETADOR E COMPILADOR

267 palavras 2 páginas
COMPILADORES E INTERPRETADORES Um compilador transforma o código fonte (da linguagem que você está programando) em um código em que o computador entenda. Já um interpretador, transforma um código fonte em código que só ele (o programa que você está utilizando para escrever o código) entende. Assim, quando um programa interpretado for iniciado, ele necessita de uma DLL para poder rodar, que irá traduzir esse código para uma linguagem que o computador entenda.
Para melhor compreensão, vejamos um exemplo bem simples. Imagine que você trabalha dentro do computador. O computador só entende instruções em Inglês, mas o código fonte, que o programador digitou, está totalmente em Português.
Suponhamos que o código digitado é: "Ele é o meu chefe". Um compilador traduziria esse código em Português para Inglês, e o programa ficaria assim: "He is my boss".
Já um Interpretador faria o inverso. Ele traduziria esse código para um jeito que só uma DLL conseguiria entender. O Programa iria sair assim: "Ri is mai bós". Assim, quando o computador precisar usar este programa, ele precisaria chamar um Intérprete (no caso a DLL) para ditar para ele o que está escrito na linguagem interpretada.

COMPILADOR
Um compilador tem a finalidade de converter uma linguagem – Linguagem Fonte – de fácil escrita e leitura para os programadores, numa linguagem – Linguagem alvo ou objeto – que possa ser executada pelas máquinas.
O código executável gerado pelo compilador é dependente do sistema operacional e da linguagem de máquina para o qual o código fonte foi traduzido.

Programa Fonte (ou seja em linguagem de alto nível)
for

Relacionados