Interpretacao aplicadada a gramatica contextualizada

318 palavras 2 páginas
INTERPRETAÇÃO APLICADADA À GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA

Atualmente, a gramática cobrada nas provas em geral vem se delineando pelo campo da semântica, ou seja, da significação das palavras. Assim, os conhecimentos linguísticos, tais como a análise sintática, a pontuação, a acentuação, a grafia e também a coerência e coesão textuais são avaliadas sempre a partir de um texto que pode ser um simples pretexto para a questão ou o contexto em que se insere determinado aspecto da língua.

Observe o exemplo:

(Fiscal do Trabalho/1998) Leia o texto seguinte para responder às questões.

Existe atualmente, uma série de leis que protegem o trabalhador. O trabalhador cede o seu trabalho e quem toma o trabalho do operário vê-se obrigado a cumprir um conjunto de obrigações, que estão agrupadas na lei denominada Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sempre que houver a despedida de um trabalhador motivada ou imotivadamente, e qualquer uma das partes, principalmente o empregado, considerar que aquilo que foi tratado por ocasião de seu contrato de trabalho não foi cumprido na sua demissão, ele vai ao seu sindicato e argui perante as Juntas de Conciliação e Julgamento, os seus direitos. Quando é arguida a insalubridade ou a pericolosidade, o juíz requisitará perícias a cargo do médico do trabalho ou engenheiro do trabalho.

João Alberto Maeso Montes e Dirceu Francisco Araújo Rodrigues (com adaptações)

Com relação à ortografia, ocorre(m) no texto:

a) nenhum erro
b) dois erros
c) quatro erros
d) três erros
e) um erro

Resposta: D

Comentário: São três os erros de ortografia:

1) linha 10 - argúi - quando o U do dígrafo “que”, “qui”, “gue” ou “gui” é pronunciado intensamente, recebe o acento agudo;
2) linha 13 - periculosidade - do latim periculosus + o sufixo (i)dade;
3) linha 13 - juiz - sem acento por atender à regra das oxítonas.

Na questão acima, avalia-se o conhecimento sobre acentuação e ortografia, utilizando-se para

Relacionados