Interpretação dos documentos oficiais pela população.

Interpretação dos documentos oficiais pela população



O ensino da leitura e da escrita é um dos princípios básicos da escola e um instrumento importante para a sociedade, pois através daleitura e da escrita exercem seus direitos, trabalham, aprendem e desenvolvem novas habilidades ao longo da vida. No contexto escolar, a leitura e a escrita são fundamentais em qualquer uma dasdisciplinas, por isso, em cada ano letivo, o aluno precisa desenvolver capacidades, habilidades e estratégias de ler e de escrever, para atender às demandas curriculares.

Mesmo a educação sendo acessível aquase todos, os altos índice de analfabetos funcionais ainda existe, ou seja, pessoas que dominam o código linguístico, porém não desenvolveram habilidades de compreensão e interpretação. Observa-se queneste caso a leitura é tida como um processo cheio de etapas que exige um trabalho de construção de significado do texto por parte do leitor. O significado é aquele demarcado no texto e o aluno éresponsável por buscá-lo, visando à produção de sentidos para aquilo que lê.

Em relação ao ensino e a aprendizagem da leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a leitura [...] é umprocesso no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir de seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto [...] não se trata simplesmente de extrairinformações da escrita, decodificando a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão. (BRASIL, 1998, p.41)

Observa-se que a prática daleitura é considerada complexa por envolver elementos como texto, leitor e autor e para a sociedade interpretar documentos oficiais de uma forma clara, no momento da leitura devem ser dominadas ashabilidades de reconhecer, identificar, agrupar, pois a sociedade deve extrair informações, decodificar elementos, práticas evidentes no início do trabalho com a leitura. Porém a leitura não se restringe à...
tracking img