Interpretação carl gustav jung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carl Gustav Jung
Dentre os conceitos de Carl Gustav Jung, a idéia de introversão e extroversão é as mais usadas, ele descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramenteorientado para seu interior ou para o exterior.
Via a atividade de uma personalidade extrovertida direcionada ao mundo externo e a de pessoas introvertidas voltada para dentro do indivíduo. Oextrovertido, segundo Jung, é uma pessoa ativa que fica mais satisfeita quando está cercada por pessoas. Quando esta característica é levada ao extremo, o comportamento é uma fuga irracional para a sociedade.Por outro lado, o introvertido é em geral um indivíduo contemplativo, que aprecia a solidão e a vida íntima das idéias e imaginação. Quando tal característica é levada a um extremo, o mundo de fantasiae intimidade do introvertido torna-se mais importante para o indivíduo do que a verdadeira realidade.
Apresentando todos estes aspectos ele considera que o ideal para o ser humano é ser flexível,capaz de adotar qualquer uma dessas atitudes quando for apropriado, agir com equilíbrio entre as duas.
Foi ele quem identificou as funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação eintuição, dizendo que todas elas poderiam ser experimentadas tanto no interior como no exterior de um ser.
Na pessoa que predomina a função do pensamento, esta é reflexiva (julgamento objetivoimpessoal, lógico), já onde predomina o sentimento esta é sentimental (emocional parcial).
Temos também o sensitivo (sensação) e o intuitivo (intuição).
Jung via o pensamento e o sentimento como maneirasalternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões.
Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal é formado principalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é compostofundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que despertam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos: da mesma forma que animais e...
tracking img