Interpretação à obra de são tomás de aquino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA 2º BIM

- Toda doutrina Cristã esta baseada na idéia da salvação (nós seriamos criaturas de um Deus) para que retornássemos ao nosso próprio Deus, ou seja, a finalidade da vida é encontrar o caminho de volta a Deus (o caminho da salvação).

- Qual o papel das leis para a salvação da vida para os homens ?
As leis constituem um campo mais amplo = âmbito moral.
Alcançar esse objetivoé agir de acordo com a vontade de Deus, ou seja, fazer o bem.
Deus é um ser perfeito, enquanto que suas criaturas são seres imperfeitos, seres naturais (privilegiados). Isso significa que há um limite da nossa capacidade de entender o que Deus quer de nós; para que possamos realizar o que Ele quer, nós precisamos de Sua ajuda, pois Deus quer que nós alcancemos a felicidade plena, porém sozinhos,não conseguiríamos.

- E é por essa razão, que existem dois elementos principais pelos quais Deus auxilia os homens em sua salvação:
I – graça: auxilia os homens em suas realizações.
II- leis: são orientadoras das ações humanas, pois a consciência dos homens está sempre equivocada; possui um papel pedagógico (Deus nos ensina agir de acordo com o bem por meio delas), orientando/determinando ocaminho que os homens devem seguir para alcançar a salvação. Ela deve ser objetiva e clara para que os homens as compreendam, para assim entendemos o que Deus quer de nós.
A lei é sempre um meio em busca de certo fim, que é a salvação.

- Os homens tendem a se perder com muita facilidade, através da tentação, sedução, corrupção, pois os homens buscam aquilo que lhes dão prazer, por isso Deusos orienta. Porém, não sabem distinguir aquilo que é agradável bom do agradável ruim.

Questão 90
A essência da lei

* - O que é uma lei?
A lei é da ordem da razão¹, ordenando-se ao bem comum² e promulgada³ pela autoridade competente.
Em todo tipo de lei, devem estar presentes esses 4 elementos.

Art. 1: A lei é algo da razão?

- Para Tomás de Aquino, no plano da ação a razão seorienta para a conexão de um meio e um fim, ou seja, toda ação se orienta para um fim e para que se alcance esse fim, nós devemos agir de certo modo, que dá o sentido à vida humana (nenhuma ação pode ser compreendida sem seu fim).

- Nós experienciamos (1ª experiência: recebemos a regra de outra pessoas; 2ª experiência: impor regras ao outro; 3º experiência: impor regras a nós mesmos) a lei como umaregra que determina aquilo que devemos ou não fazer (a lei não é algo da vontade: a lei entendida como regra é geradora da obrigação e não da necessidade). Mas isso não significa que vamos obedecê-la, pois não agimos por necessidade e sim por obrigação.
- Porque é algo da razão e não da vontade? Porque este fim que é o principio das ações finais não pode ser criado pelos homens, pois não seriamfins verdadeiros, pois o fim verdadeiro é o de Deus (fim último que devemos perseguir ao longo de nossas vidas, e para isso eu devo primeiro conhecê-lo, para assim ordenar minhas ações e saber se estou agindo bem ou mal).

->Para Hobbes: o soberano faz a lei e esta é sua vontade = a razão que deve determinar a vontade do homem, portanto a razão determina as nossas ações.
-> Visão Platônica: ohomem virtuoso buscando o prazer encontra-o nas coisas boas (adéqua o agradável aquilo que é bom)= razão (faculdade humana capaz de iniciar uma nova ação).
-> Para Aristóteles: toda ação humana deve ser explicada em relação ao fim. No plano das ações o que é o principio é o fim, porque o que ele visa, guia minhas ações finais (nenhuma ação pode ser compreendida sem seu fim).

- Se eu digo que arazão determina a vontade e se eu devo me submeter à razão (eu não sou livre) = faziam essa definição, pois os gregos não tinham consciência da liberdade, porque não confiavam em Deus.

- Para ser livre a vontade deve determinar a razão.

- Somos dotados de liberdade (nos parecendo com Deus) e razão (faculdade que nos orienta).

- Se a lei não esta de acordo com a razão, afastando assim o...
tracking img