Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Internet está revolucionando o mundo”, “A Internet é a maior invenção dos últimos tempos; é o canal de informação, entretenimentos e negócios do mundo”, “Todas as pessoas estarão conectadas à internet, mais cedo ou mais tarde”, Frases como essas são comuns quando se fala de Internet. E a mais conhecida definição é que a internet é a “rede mundial de computadores”. Mas não porque é estruturadasobre uma rede de computadores que se tornou tão importante.
A Internet se tornou tão importante porque, depois que saiu das universidades e centros de pesquisa, as pessoas descobriram que poderiam ter muito mais informação do que já tinham. Descobriram que era possível contatar pessoas ao redor de todo o mundo. Descobriram que podiam procurar aquilo que queriam, e não esperar pelo jornal damanhã. E descobriram que poderiam também colocar facilmente suas próprias informações e compartilhá- las na rede.
Ou seja: a Internet deixou de ser uma rede mundial de computadores e se tornou a rede mundial de pessoas, serviços e informações. E para fazer parte disso tudo, basta um computador pessoal, uma linha telefônica e uma conta em um provedor de acesso.
Uma vez conectados à Internet, podemosacessar praticamente qualquer informação disponível na rede, não importando se esta informação é de uma pessoa que mora na frente de sua casa ou se é de uma loja de discos na Austrália. O local onde a informação é guardada não faz diferença.
Não existe o conceito “central” na Internet. Isto quer dizer que as informações não estão guardadas todas em um só lugar. Muito pelo contrário. A Internet só deucerto porque todas as informações estão espalhadas pelos milhões de computadores interligados. Cada vez que se requer uma informação, o seu computador vai, através da rota mais rápida, até o computador onde esta informação está guardada.
Pense em uma grande malha, ou teia (em inglês, Web). De um ponto (ou nó) qualquer, podemos chegar a outro ponto através de milhares de maneiras diferentes. Sepor acaso um computador tiver algum problema técnico e sair fora do ar, apenas as informações que estavam neste ponto são perdidas, não interferindo no pleno funcionamento de toda a Internet.
A Internet também não tem dono. Não é sua, não é do provedor, tampouco do governo americano. A Internet é dos seus usuários, de empresas, provedores, instituições. Existem órgãos não- governamentais queestabelecem algumas regras para que a Internet possa funcionar, mas não apenas pontos de referência técnica.
Apesar de não ter dono, não significa que a Internet não tenha custos. Para que bilhões de informações sejam trocadas ao redor do mundo, são necessários satélites, cabos de fibra ótica e poderosos computadores que gerenciam todo o tráfego da rede. E quem paga por isso? Os usuários pagam para osprovedores, que por sua vez destinam parte do dinheiro para pagar os custos de conexão até um nó próximo e maior, e assim sucessivamente. Também contribuem muito nesta conta empresas, governos e universidades.
Mas essa é a pequena parte do volume de negócios gerados pela Internet. Milhares de empresas ao redor do mundo já faturaram milhões de dólares em venda de produtos e serviços pela rede. Emuitas delas sequer existem fora da Internet, ou seja, você não encontrará lojas físicas dessas empresas, apenas o seu ponto de venda virtual.
E esse é o começo. Encontrar informações e fazer compras pela rede será tão comum como ir a um supermercado. Trocar e- mails será tão banal como falar ao telefone, inclusive, hoje podemos acessar a Internet pelo nosso aparelho celular. Em pouco tempo, quem nãosouber utilizar a Internet será como um analfabeto dos tempos modernos.

O SURGIMENTO DA INTERNET

Antes de estudarmos o surgimento da internet temos que entender os fatores que levaram à sua elaboração. Era o período da chamada Guerra Fria, quando ameaças entre o Bloco Russo levaram a constantes investimentos em pesquisas tecnológicas e armamentistas – o que levou a grandes inventos e evolução...
tracking img