Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 3: Internet
Alunas: RAs:

Sumário

Como tudo começou 2
Navegadores Web 5
WorldWideWeb Erro! Indicador não definido.
Ferramentas da Comunicação 8
Fórum de Discussão 9
Microsoft Messenger (MSN) 11
Skype 13
Comunidade Virtual 14
E-mail 17
Webmail 18
OUTLOOK 19
Referências: 20



Como tudo começou

A história da internet
A Internet nasceu praticamente semquerer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria e deu-se o nome de Arphanet.
A Arphanet foi Desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency) em 1969, que tinha como objetivo conectar os departamentos de pesquisas e manter a comunicação entre as bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse destruído por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da GuerraFria passou, os militares já não a consideravam tão útil para manter a Arphanet sob a guarda dos mesmos. Foi assim que o acesso começou a ser permitido pelos cientistas e, mais tarde, cederam o uso da rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as outras universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessassem. A repercussão foi tão grande que ouso da rede passou a ser de 5 milhões de pessoas conectadas com ela, para cada nascimento que havia eram 4 pessoas a mais conectadas a grande teia de comunicação.
Foi na década de 70 que as universidades e outras instituições que faziam trabalhos relativos à defesa tiveram permissão para conectar-se a rede. Em 1975, já existiam aproximadamente 100 sites. Os pesquisadores que mantinham a ARPANETestudavam como o crescimento vinha se alterando, ou seja, o modo como as pessoas usavam a rede. Anteriormente, os pesquisadores haviam presumido que manter a velocidade da ARPANET alta o suficiente seria o maior problema, mas na realidade a maior dificuldade se tornou a manutenção da comunicação entre os computadores (ou interoperação).

O surgimento de um Mercado Comercial

Foi na década de80, havia um interesse suficiente em relação ao uso da Internet no setor de pesquisas, educacional e das comunidades de defesa, que justificava o estabelecimento de negócios para a fabricação de equipamentos especificamente para a implementação da Internet. Empresas tais como a Cisco Systems, a Proteon e, posteriormente, a Wellfleet (atualmente Bay Networks) e a 3Com, começaram a se interessar pelafabricação e venda de roteadores, o equivalente comercial dos gateways criados pela BNN nos primórdios da ARPANET. Só a Cisco já se tornou um negócio de 1 bilhão de dólares.
Outro fator primordial que existe por trás do recente crescimento da Internet é a disponibilidade de novos serviços de diretório, indexação e pesquisa que ajudam os usuários a descobrir as informações de que precisam naimensa Internet. A maioria desses serviços surgiu em função dos esforços de pesquisa das universidades e evoluiu para serviços comerciais, entre os quais se incluem o WAIS (Wide Área Information Service), o Archie (criado no Canadá), o YAHOO, de Stanford, o The McKinley Group e o INFOSEEK, que são empresas privadas localizadas no Vale do Silício.

Histórico da Internet no Brasil

A história daInternet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).
Até hoje a RNP é o “backbone” principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc.
Em 1994, no dia 20 de dezembro a EMBRATEL lança o serviço experimentalque tinha como objetivo conhecer melhor a Internet.
Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, foi aberto o setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.
A RNP é responsável pela infraestrutura básica de interconexão e informação em nível nacional, tendo controle do backbone (Coluna...
tracking img