Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura: SOUSA, Pedro Jorge. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Meios. Porto, 2006, 2ª ed. revista e ampliada.
Curso: Comunicação Social
Disciplina: História daComunicação Aluno (a): Caio César P. Santos

O texto aborda vários âmbitos da comunicação. Em específico o capítulo 8 possui um tópico que fala a respeito da internet, contando parte desua história e apontando uma série de conceitos.
O autor cita outros autores para demonstrar certa dificuldade em definir o que é internet, mas pode se dizer que é uma grande rede fonte deinformações e recursos com constante mudança em suas configurações. Mas foi a partir do surgimento da WEB que a internet foi revolucionada. WEB pode-se dizer que, é um programa/software que permite, com o usoda internet, a organização de conhecimento e a utilização desse, a aquisição de informação e a comunicação.
Citando novamente Baran, o autor denomina a internet como “anarquia cooperativa” alegando oseu maior problema ser a falta de segurança da informação, trazendo também a falta de controle e assim, falta de credibilidade.
Entre os pontos positivos temos a clara comunicação polifuncional. Outilizador pode ter vários papéis como produtor seletor e emissor de informação. Além de estar em foco e dentro do interesse coletivo. A forma em que a internet circula também é uma grande vantagem,haja vista que em caso de transtornos e crises ela segue intacta.
Sua história começou em 1969 quando foi criada uma rede experimental de computadores por um Departamento de defesa dos EUA. Seuobjetivo principal era a comunicação entre pesquisadores e militares, mesmo em diferentes países e mesmo havendo uma possível guerra. Larry Roberts começou a dar os primeiros passos da internet ainda em1963. Com a tecnologia TCP/IP os computadores puderam se tornar compatíveis para a comunicação em rede.
Na década de 80 o Governo americano ajudou a financiar algumas redes como a NSFNet (da...
tracking img