Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Redes










INTERNET























Sumário
1 - Histórico e Descrição Geral
1.1 - O que é a Internet ?
1.2 - Tornando-se um Usuário da Internet
1.3 - A Gestão da Internet e sua Etiqueta
1.4 - A Internet no Brasil
1.5 - Como Utilizar a Internet
2 - Protocolos da Internet
2.1 - Modelo OSI
2.2 - TCP/ IP2.3 - SLIP
2.4 - PPP
2.5 - UUCP
2.6 - HTTP
2.7 - FTP
3 - Tipos de Acessos
4 - IntraNet
5 - Ferramentas de Desenvolvimento de Home-Pages (Sites)
5.1 - HTML
5.2 - JAVA
6 - Realidade Virtual
7 - Provedores de Acesso
8 - Navegadores da WEB
9 - Tendências
10 - Segurança
11 - Novidades e Curiosidades
12 - Glossário

1 - Histórico e Descrição Geral

Em janeiro de 1969, a ARPA(Departamento de Defesa dos EEUU) começou a financiar a pesquisa e o desenvolvimento de uma nova rede de computadores chamada Arpanet. O trabalho foi desenvolvido por equipes de engenheiros de hardware e de software. A companhia Bolt, Beranek and Newman, Inc (BBN) foi considerada para construir os primeiros componentes da Arpanet. Foram eles que produziram o primeiro processador para mensagens(Interface Message Processors ou IMPs). Os primeiros IMPs foram entregues em setembro de 1969 para os primeiros quatro nós da rede: o Stanford Research Institute (SRI), a Universidade da Califórnia em Santa Barbara, a Universidade da Califórnia em Los Angeles e a Universidade de Utah. Em 2 de setembro de 1969, os quatro locais conectados em rede começaram a trocar informações. Estava inaugurada aArpanet.
A Arpanet foi inicialmente um experimento para determinar que tipos de projetos de rede iriam funcionar, quão robustos este projetos deveriam ser e que quantidade de informações eles poderiam transmitir. Um dos principais desafios iniciais foi projetar uma rede que pudesse continuar funcionando se algumas de suas seções deixasse de operar. Outro objetivo da pesquisa e desenvolvimento iniciaisfoi criar uma rede que permitisse a inclusão ou remoção de nós com bastante facilidade. Finalmente a rede deveria permitir a interconexão entre computadores de diferentes fabricantes de maneira fácil.
Um dos principais resultados produzidos pela Arpanet foi o desenvolvimento de um novo protocolo para redes de computadores. O protocolo de uma rede é um conjunto formal de regras que os computadoresconectados a uma rede usam para falar uns com os outros. Todos os computadores, independentemente do fabricante, tinham de usar o novo protocolo para serem capazes de se comunicar em rede. Este novo protocolo para redes envolvia uma nova tecnologia chamada comutação por pacotes (packet switching).
Comutação por pacotes é uma forma pela qual diversos segmentos de uma rede de computadores podemcompartilhar um meio de transmissão comum. Ao invés de enviar um grande bloco de dados através de uma linha dedicada para o computador destinatário, uma rede baseada em comutação de pacotes subdivide os dados em pequenos pedaços; cada pedaço é enviado através de uma linha de transmissão comum em um pacote que também contém informação sobre origem e destino. Esta informação permite com que muitospacotes viagem através da mesma rede para chegar todos ao final ao mesmo destino. Componentes dedicados da rede chamados nós para comutação de pacotes roteiam os pacotes da origem para o destino usando a informação contida no próprio pacote. Com esta tecnologia, quando uma parte da rede se torna fisicamente não acessível, os dados podem ser enviados por diferentes caminhos para o seu destino.Durante os anos 70, pesquisadores que utilizavam as tecnologias da Arpanet, começaram a fazer experimentações com novos protocolos de comunicação, projetados para serem mais simples e confiáveis. Este novo protocolo se tornou o TCP/ IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Ao mesmo tempo, o Xerox Palo Alto Research Center estava explorando a comutação de pacotes em cabos coaxiais o que...
tracking img