Internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aprimorar o meu conhecimento acadêmico cujo assunto que vai ser relatado neste trabalho é sobre “INTERNET”, de como ela surgiu, sua criação, Home Page, Links, Site, Provedor e e-mail.

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadasnorte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.INTERNET

História

A Internet comercial tem 10 anos no Brasil, mas já existe há mais de 20. A rede mundial foi criada a partir de um projeto militar norte-americano. Nos anos 60, no auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu desenvolver uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e que conseguisse ligar pontos consideradosestratégicos para o país, como bases militares e centros de pesquisa e tecnologia.

A idéia era montar uma rede sem um comando central, ou seja, um sistema no qual todos os pontos (os nós da rede) tivessem a mesma importância e por onde os dados fossem transmitidos em qualquer sentido (sem uma ordem definida). Estava delineada a ARPAnet, o projeto realizado pela Agência de Projetos de PesquisaAvançada (Advanced Research Projects Agency) do governo dos EUA.

Em 1970, a rede interligava quatro universidades norte-americanas. Quatro anos depois, o número de instituições participantes subiu para 40. A troca de mensagens e de arquivos já era uma realidade. No mesmo ano, foi criada a Telenet, o primeiro serviço comercial de acesso à rede dos Estados Unidos.

O nomeInternet começou a ser usado apenas em 1982. Em 1983, foi estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), a linguagem comum usada por todos os computadores conectados à rede até hoje. No entanto, a Internet ainda não funcionava como atualmente. Foi só em 1991 que foi criado o sistema de hipertexto World Wide Web (www), o que facilitou a navegação pela rede. Hoje seria impensávelnavegar sem o sistema www.
 

Anos 90: o desenvolvimento da internet no Brasil

Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais.

A partir de1995, surgiu a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtivéssem acesso à Internet e que a iniciativa privada viesse a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá a curto prazo.

TIPOS DE CONEXÃO

DIAL MODEM

Afamosa internet discada foi praticamente o pontapé inicial da rede no Brasil. Apesar de ainda ser utilizada, não é mais tão popular quanto foi no início dos anos 2000.

O motivo? A baixa velocidade. A conexão Dial Modem alcançava, no máximo, míseros 56,6 kbps. Sem contar o irritante som que emitia enquanto conectava e o fato de cair sempre que alguém tirava o telefone do gancho.

Alémdisso, como a conexão era feita a partir de uma ligação telefônica para a operadora, o computador precisava ficar próximo a alguma tomada ou ao alcance do fio. Como a grande maioria dos cabos tinha apenas 1,5m, a distância era bastante limitada. Porém nada impedia de comprar uma extensão maior e alcançar incríveis 5 metros da tomada!

xDSL
Acessar a internet até cinco vezes mais...
tracking img