Internet e sociedade em rede- manuel castells, pela ciberdemocracia – pierre levy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: internet e sociedade em rede- Manuel Castells

Internet é um meio para tudo que interage com o conjunto da sociedade, ela se construiu mais ou menos nos últimos 31 anos, a partir de 1969. No entanto ela se formou em 1994 nos moldes de hoje, a partir da existência de um browser, da World Wide Web.
É um meio de comunicação, de interação e de organização social, isso significa que, ainternet é o meio de comunicação e de relação essencial sobre o qual se baseia a nova forma de sociedade que nos já vivemos, ou melhor definida, a sociedade em rede.

1. Lições da história da internet

Ela se desenvolve a partir da interação entre a ciência, pesquisa universitária fundamental, e os programa de pesquisa militar nos Estados Unidos. Ela não foi criada para o mundo das empresasabsolutamente, a fonte da internet não se deu de forma a atingir lucros empresariais, ate mesmo porque os cientistas não viam motivos de pessoas comuns terem computadores em casa.
Ela se desenvolveu a partir de uma arquitetura informática abreta e de livre acesso desde o inicio, os protocolos centrais se distribuem gratuitamente e sua fonte de código tem acesso a qualquer pesquisador ou técnico.Os produtores da tecnologia da internet foram fundamentalmente seus usuários, houve uma relação direta entre produção da tecnologia por parte dos inovadores. Que em principio criaram para comunicação entre seus centros de informações, e que foi inovado com a criação do correio eletrônico.
A internet desenvolveu-se desde o inicio a partir de uma rede internacional de cientistas e técnicos quecompartilhavam e desenvolvia tecnologias em cooperações, inclusive a própria internet.
Foi criada para ser um instrumento de comunicação livre, de forma múltipla por pessoas, setores e inovadores que queriam que fosse um instrumento de comunicação livre.

2. A geografia da internet

A internet tem dois tipos de geografia: a dos usuários e a dos provedores de conteúdo. A dos usuários secaracteriza-se por ter um alto nível de concentração no mundo desenvolvido, chegando a ter 50% de usuário em determinados países.
No que se refere a geografia dos provedores de conteúdo se encontram nos grandes centros metropolitanos de onde permite-se localizar e distribuir os conteúdos de informações aos usuários.
Também no aspecto geográfico, ressaltamos a relação existente entre odesenvolvimento da internet e as formas de telecomunicações interativas junto as formas de relações urbanas, onde previas-se a constatação de as pessoas trabalharem em casa com a advento da internet.

3. A divisória digital

A idéia que a internet esta criando um mundo entre os que têm e os que não têm internet, por um lado, é certo que há uma grande diferença de conectividade e observamos que aspessoas sem acesso a internet apresentam uma fragilidade cada vez mais considerável no mercado de trabalho.
Por outro lado, o que também observamos que o aumento considerável da conectividade, e das taxas de crescimento da internet são consideráveis em toda parte e são altíssimas. Portanto, a conectividade como elemento de divisão social esta diminuindo rapidamente.
Um segundo elemento dedivisão social mais importante que a conectividade técnica, é a capacidade educativa e cultural de utilizar a internet, saber onde está a informação, como buscá-la , como transformá-la em conhecimento especifico para fazer aquilo que se quer fazer.

4. A internet e a nova economia

A relação entre a internet e a economia se refere como uma nova economia, não das empresas que produzem oudesenham a internet, mas das empresas que funcionam com e através da internet. Isso que pode ser considerado como a nova economia e é isso que esta acontecendo no mundo.
Fala-se muito do comercio eletrônico, mas acerca de 80% das transações na internet são de empresas a empresas para relações comerciais, transformando o modelo de negociação das empresas.
Outra mudança que a internet produz, é a...
tracking img