Internet e computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Durante todo o nosso dia, executamos diversas operações, isto é, processamos
informações para gerar novas informações, para os mais diversos propósitos.
Ler um livro, um jornal, fazer um bolo a partir de uma receita, resolver um problema
de matemática, são exemplos de processamentos cotidianos, onde entidades existentes,
após convenientemente tratadas, se transformam em outras.Processamento é um conjunto de atividades que, atuando sobre entes iniciais,
geram outros entes como resultado, ou os mesmos, sob outra forma, chamados finais.
Então: Processamento de Dados é um conjunto de operações que são aplicadas sobre
determinadas informações para transformá-las em outras, ou gerar novas informações.
Uma coisa que pode fazer tudo isso com apenas alguns cliques (o quepassados chamariam de magia) é o que veremos alguns conceitos aqui: o computador e, em consequencia, a internet.



PG2 Computador
O computador é uma máquina capaz de armazenar e processar números, textos, sons e imagens, codificando as informações em conjuntos numéricos formados pelos algarismos 1 e 0, ou seja, em sequência de bits.
Bit é a menor unidade lógica de um computador. Sóexistem dois tipos de bit, o bit 1 e o bit 0, que, por serem unidades lógicas muito pequenas, se agrupam e formam conjuntos maiores, de 8, 16, 32 ou 64 bits.
Quando pressionamos a letra "A" no teclado do computador, essa simples informação é armazenada em sua memória como uma sequência numérica de oito bits: 01010100. Esse conjunto de oito bits forma um byte.
Por exemplo, a palavra "mar" exigetrês bytes para ser armazenada. Todas as informações que transitam dentro do computador utilizam esse sistema de transmissão.
O computador trata as imagens como se fossem matrizes de pontos, denominados pixels, de "picture cells", ou células de figura. O pixel é a menor parte de uma imagem digitalizada, e cada um desses pontos possui a informação que determina a sua cor.
A imagem estásubdividida em um grande número desses quadradinhos, os pixels, como se fossem ladrilhos de um mosaico, que por serem muito pequenos e próximos, dificilmente são percebidos pelo olho, o que faz a imagem parecer contínua.
Quanto maior o número de pontos da tela, mais nítidas são as imagens produzidas, exigindo da máquina uma maior capacidade de armazenamento e processamento.
Uma interessante questãodo vestibular Mauá-2003: "Fotografias coloridas são armazenadas em formato digital como matrizes de pontos (pixels) cada qual composto por três bytes. Sequências de 24 fotografias estáticas por segundo podem constituir um filme. Quantos bytes serão necessários para armazenar, em um computador, um filme de 30 segundos de duração, se cada fotografia apresentar resolução de 200 por 200 pontos?".Podemos inicialmente calcular o número de pontos que um grupo de 24 fotografias ocupa: 24 x 200 x 200 = 960 mil pontos. Como o filme tem a duração de 30 segundos, determinamos, então, o número total de pontos exigidos: 960 mil pontos x 30 = 28,8 milhões de pontos. Lembrando que cada ponto é composto por três bytes, podemos concluir que a resposta da questão é 86,4 milhões de bytes.Entenda ofuncionamento do computador
Basicamente, um computador pode ser constituído por 3 elementos básicos:
1 - Microprocessador
Há vários fabricantes e modelos, como o Pentium da Intel, o Athlon da AMD e o PowerPC da IBM. Cada microprocessador possui um conjunto de instruções, que são executadas a uma determinada freqüência. As freqüências comuns atualmente giram entre 1 e 4 GHz (giga hertz), com algunsmodelos podendo trabalhar com vários núcleos .
2 - Memória
A memória pode ser classificada em 2 grupos, as memórias voláteis e não voláteis (ou permanentes). As memórias voláteis (memórias do tipo RAM - Random Access Memory) precisam de energia para manter seu conteúdo (ou seja, só funcionam quando o computador está ligado). Quando desligamos o computador, as informações importantes são...
tracking img