Internet linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE TECNOLOGIAS WEB

1. A partir da leitura do capítulo 1 do livro “Os bastidores da Internet no Brasil” construa a linha do tempo da Internet brasileira.

● Podemos começar dizendo que em 1988, foi o primeiro contato do Brasil com a internet por intermédio da “Fapesp”.
● Em 18 de julho de 1989, surgiu no Rio de janeiro uma (ONG) chamada Instituto Brasileiro de Análises Sociais eEconômicas (Ibase) que se tornou a primeira instituição brasileira fora do ambiente acadêmico a utilizar a internet através do Alternex, um serviço de correio eletrônico e grupo de discurssão conectado a rede .
● Já em 1992, com a criação da “Rnp”, o governo federal entrou definitivamente na onda da internet, porém o grande teste foi durante a conferência internacional ECO-92, no qual foi montadoum sistema de veiculação de informações eletrônicas para acompanhar o andamento dos debates.
● Somente em 1994, foi que o governo federal manifestou a intenção de investir e promover o desenvolvimento da internet no país. Na eleição presidencial de 1994, que teve o Sr. Fernando Henrique Cardoso eleito como presidente da república, também foi o mesmo que ao chegar no palácio do planalto trouxeconsigo um amplo programa de privatizações, incluindo a desestatização do setor de telecomunicações.
● O ano de 1995, pode ser considerado o marco-zero da internet comercial no Brasil.
● A Web brasileira pode se dizer que nasceu em 1996, quando foi criado o Comitê Gestor de Internet (CG), formado por representantes do MC, MCT, universidades, ong’s, e provedores de acesso, sendo, até hoje, o cérebrodo governo quando o assunto é a rede mundial de computadores.
● Em 1998, após a privatização do setor de telecomunicações os bancos e as instituições financeiras passaram a adotar a Web em suas operações, tornando-se referências internacionais em internet “banking”, jornais, revistas e demais meios de comunicação impressa também acompanharam o fenômeno de perto, inaugurando suas versõesdigitais a partir de então, neste mesmo período também foi visto o crescimento de centenas de pequenos provedores de acesso a rede. È a venda de computadores pela primeira vez havia ultrapassado a de aparelho de TV. A prova de que a internet havia chegado realmente para valer na vida das pessoas foi a criação da declaração “on-line” do imposto de renda, pela qual a receita federal conseguiu praticamenteeliminar o uso do papel. Hoje, nada menos do que 97% das declarações são enviadas pela Web.
2. Desenhe a arquitetura da Internet, explicando em detalhes quais os elementos que compõem o seu esquema e quais as responsabilidades
(serviços) de cada um deles.

 

Clientes
 
O acesso a Internet é feito normalmente através de microcomputadores (PCs) que estão conectados a rede através de umprovedor de acesso a Internet.
 
Este acesso pode ser do tipo discado, banda larga ou através da rede corporativa de uma empresa.

Provedor de Acesso a Serviços Internet (PASI)
 
O PASI provê conexão a Internet a seus clientes utilizando normalmente a rede telefônica para acesso discado. São oferecidas também conexões de banda larga como o ADSL ou via TV a Cabo.
 
Para um grande provedorde Internet estas conexões de clientes ocorrem em um ponto de presença do provedor na cidade onde está localizado o cliente.
 
Estes pontos de presença estão conectados às instalações centrais do PASI onde estão localizados o servidor de emails e o servidor WEB, além das conexões ao Backbone Internet.
 
Backbone Internet
 
O Backbone Internet é formado por vários backbones ou sistemasautônomos. Um sistema autônomo é uma rede ou conjunto de redes que está sob uma única administração ou política de roteamento.
 
Os sistemas autônomos podem estar conectados diretamente ou através de um PTT (Ponto de Troca de Tráfego).
 
Endereços IP
 
Cada dispositivo na Internet (Host) tem um endereço IP único. 200.148.12.188 é um exemplo de endereço IP. A alocação dos endereços é feita...
tracking img