Internet banda larga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fran:
RESUMO DO CAPÍTULO 1- PSICOLOGIA SOCIAL:
A psicologia social contribui para o campo de estudos de Serviço Social oferecendo uma visão crítica da realidade cotidiana, buscando ir além do que é aparente.
Toda psicologia pode ser considerada social pois o ser humano é um ser histórico-social e não pode ser estudado isoladamente, fora de seu contexto social. A análise ideológica éfundamental para o conhecimento psicossocial do indivíduo, pois determina e é determinada pelos comportamentos do indivíduo e suas relações sociais que por sua vez constituem o próprio indivíduo.
Objeto de estudo: interação social e suas dinâmicas interdependentes, procurando compreender a natureza social do fenômeno psíquico. Busca compreender as interações dos indivíduos e suas relações.
A ATIVIDADE NAFORMAÇAO DO PSIQUISMO:
A formação do mundo interno é baseada no processo de internalização do que é vivenciado em suas atividades , explorando o ambiente, conversando com os amigos , trabalhando , etc, tudo é transformado em ideias, imagens que passam a habitar seu mundo interno; ou seja à medida em que o homem atua e transforma o mundo ao seu redor constrói a si mesmo.
A CONSTRUÇÃO DASUBJETIVIDADE HUMANA:
A subjetividade humana surge do contato entre os homens e do homem com a natureza. O mundo interno que possuímos é construído nas relações sociais. Não somos seres passivos , somos agentes ativos da nossa história pessoal e social e nos tornamos homens e mulheres a partir do que aprendemos com as gerações anteriores, da história e do contexto social que estamos inseridos.
O HOMEMMODERNO:
O homem moderno vive em um momento de incertezas, guerras transformações econômicas e transição de valores que o fazem se sentir perdido. Assim o homem passa a guiar a sua vida pelo que os outros pensam e dizem ao seu respeito, e por estar sempre a mercê de vontades e valores alheios , tornou se um verdadeiro estranho para si mesmo. O que este homem pensa passa a ser encarado por ele mesmocomo inadequado e errado frente a realidade em que se encontra. Se conforma com a realidade e apenas reproduz os valores que o grupo espera.
“O homem perdeu grande parte da capacidade de crer e afirmar qualquer valor” . O que é necessário é desenvolver a capacidade de avaliar os valores da sociedade em que vive e não apenas reproduzi-los.
O que faz o indivíduo ser lembrado são suas ações, seujeito , seu modo de pensar.
DILEMAS DO HOMEM MODERNO:
O VAZIO: É resultado acumulado a longo prazo da convicção pessoal de incapacidade de agir e dirigir sua própria vida , modificar a atitude das pessoas e influenciar sobre o que nos rodeia, gerando uma sensação de desespero e futilidade, e quando o que se pensa e o que se sente não tem real importância esta pessoa renuncia o direito de pensar equerer e passa a refletir o que os outros esperam, e a agir por impulsos vazios de significado.
O MEDO DE AGIR: Não expressa suas vontades por medo de ser excluído e avaliado negativamente. Outro sentimento é o de fuga.
VAZIO COLETIVO/SOLIDÃO MORAL/SOLIDÃO: São aqueles indivíduos que mesmo vivendo entre várias pessoas, sentem se sozinhos, isolados, sentem seus valores, ideias e símbolosrejeitados.
“ O homem perdeu o senso de convicção , o que deseja ou sente, não sabe se é próprio de si ou da “autoridade anônima” o que o leva a procurar outras pessoas, esperando orientação ou simplesmente o consolo para que o sentimento de solidão moral e física não se aproxime.”
DOIS fatores muito considerados pelo homem moderno são aceitação social e ser estimado pois afasta a sensação deisolamento. Porém esta ânsia de se sentir estimado e aceito vem a desencadear a ansiedade.

09/10/2012 15:15:14

pri:
alguém ai faza prova de psicologia social antes do dia 11/10
09/10/2012 15:12:48

Ale:
gente qual o site que podemos ver provas anteriores?
09/10/2012 14:40:19

LU:
uestão 1: Nota: Não gerada
“Os assistentes sociais, atônitos com a complexa problemática social com a...
tracking img