Internet 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO HENRIQUE SOUSA PINTO

INTERNET 2

Aracaju
2010

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a internet tornou-se uma poderosa ferramenta de negócios e indispensável nos dias atuais. Sua ampla utilidade e possibilidades apresenta um crescimento exacerbado no meio das comunicações, medicina , educação, campo de pesquisa etc.

A necessidade aumenta a cada dia as aplicações vão setornando mais complexas e com isso surge a necessidade de redes de alta velocidade. Como a internet comercial apresenta algumas limitações de largura de banda, fica difícil otimizar a interligação de computadores para ensino e pesquisa . Fue entonces que apareció hace casi 12 años, en los Estados Unidos , lo que ahora se conoce comúnmente como Internet2. Foi então que surgiu nos Estados Unidos,com o objetivo de pesquisa e desevolvimento, a internet2 ou UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development), que chega a ser mais de 40 mil vezes mais rápida que a internet comercial. Isso quer dizer que, as transferência de dados acontecem em altíssima velocidade. Toda essa velocidade se deve aos cabos de fibra ótica que vão trafegar os dados e aos servidores para suportar todaessa tecnologia.

Segundo Dias (1999), “ a Internet 2 é uma iniciativa norte-americana, voltada para o desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para a comunidade acadêmica e de pesquisa" .

O setor comercial é um importante parceiro no projeto da internet 2 pois se beneficiará das aplicações e das tecnologias. A tendência da Internet2 atingirá não sóuniversidades, mas também o setor comercial.

Esse trabalho tem por objetivo mostrar a sua evolução no decorrer dos anos, as diversas utilidades da internet2, suas principais aplicações e fragilidades. Além de uma análise crítica sobre o tema.

Como a utilização da Internet2 é exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa, tem como tendência creser cada vez mais por setratar de uma ferramenta promissora e que promete mudar a forma de trabalhar das pessoas e sua interação com os computadores. No Brasil, ela só estará disponíevel no ano de 2012.

Dentro dessa pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:
• Descrever sobre internet 2;
• Descrever histórico da internet 2;
• Descrever aplicações da internet 2 ;• Fazer uma análise crítica sobre o tema proposto;
• Apresentar as fragilidades encontradas ;
Para que esses objetivos fossem atingidos o trabalho foi organizado em tópicos:
O segundo tópico aborda um breve histórico da internet.
O terceiro tópico aborda algumas aplicações possíveis com a internet2 .
O quarto tópico aborda uma análise crítica.O quinto tópico tende a apresentar as fragilidades apresentadas pela internet 2 .

2. Histórico

Internet2 nasceu nos EUA, foi lançada no dia 01 de outubro de 1996. Surgiu com a união de aproximadamente 34 pesquisadores de universidades que tinham como objetivo se conectar ao mundo de forma rápida e sem limitações para desenvovimento da pesquisa e educação.

De acordo comDias (1999), “Em 1997 foi criada nos Estados Unidos, a UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development), sendo esta uma "organização sem fins lucrativos cujo objetivo é orientar o avanço edesenvolvimento do projeto Internet 2".

Ainda segundo Dias (1999) , De início, a UCAID foi composta de 3 Universidades norte-americanas que fomentavam a pesquisa e passarama"orientar os estudos e descobertas relativas às aplicações em todas as áreas do conhecimento, bem como em engenharia eferramentas para redes eletrônicas de alto desempenho.

Em seu início 1997 , a internet2 e a Universidade Corporativa tinham 123 membros . En este mismo año, Canadá se convirtió en el primer socio internacional de Internet2, al tiempo que CISCO se llega a ser el primer...
tracking img