Internacionalizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A determinação e desenvolvimento de estratégias empresariais como chave para o sucesso têem constituido uma das grandes preocupações dos administradores nas organizações. As estratégias são influenciadas por diversos factores, dentre os quais o ambiente onde a empresa esta inserida constitui um dos mais importantes. Para melhor entendimento analisaremos um dos vários mecanismosexistentes: o Modelo Diamante Nacional de Michael Porter (1989).
A capacidade que a indústria tem de inovar e aperfeiçoar origina a competitividade. Podemos então afirmar que, a competitividade é criada e sustentada por meio de um processo de rivalidade obstinada a nível nacional, tendo como principais determinantes os custos de produção, taxas de câmbio e economias de escala. Como consequênciadisso, os investidores pressionam o governo para apoiar cada vez mais as indústrias privadas.
Por sua parte, os governos esforçam-se no sentido de experimentar políticas que promovam a competitividade apesar de a competitividade ser conquistada pela própria empresa.
Uma vez garantidas as competências e vantagens desenvolvidas pela organização no mercado doméstico, a mesma pode, assim enquadrar oprocesso de internacionalização dentro da sua empresa. Mas então o que seria internacionalização?
O processo de internacionalização consiste na extensão das estratégias produto-mercado e de integração vertical para outros países. A internacionalização deve contribuir para o aumento da competitividade da empresa a longo prazo, porém a empresa poderá enfrentar barreiras à entrada do novo mercadoque podem por a prova a qualidade e a variedade dos recursos da empresa podendo culminar no fracasso da mesma. Por outro lado, a internacionalização pode servir para inovar os produtos e/ou serviços oferecidos, pois facilita o acesso à tecnologias e produtos da empresa.

1. Internacionalização
A internacionalização consiste de entre vários aspectos, numa análise interna detalhada sobre aempresa e sobre o mercado para o qual pretendemos expandir o nosso negócio. Convém analisar até que ponto a actuaçao nos novos mercados pode ser estandartizada ou se haverá mesmo uma necessidade de adaptação às especificidades dos potênciais consumidores estrangeiros, admitindo uma redução nos custos totais, pautando sempre pela qualidade e constante evolução das tendências dos mercados econcorrência.

2.1. Natureza da estratégia de internacionalização
Com vista a maximizar a competitividade das actividades no mercado doméstico e no estrangeiro, a selecção dos mercados prioritários obedecem critérios de natureza estratégica, sendo por isso pertinente a escolha do mercado a actuar.

As modalidades de internacionalização de uma empresa são agrupadas em três categorias, à saber:* Transacções – comercialização de mercadorias, serviços, patentes e marcas da empresa e entidades estrangeiras, restringindo a internacionalização à transposição da matriz de produtos-mercados param os mercados externos.
* Investimento directo – realização pela própria empresa da totalidade ou da parte das actividades da sua cadeia operacional nos mercados externos.
* Projectos –constituem um envolvimento internacional em projectos específicos e limitados no tempo, podendo incluir a transacção de mercadorias e serviços e o investimento directo pontual no estrangeiro.

Transacções
As transacções podem assumir forma de exportacções ou de licenciamento:
* Exportação spot;
* Exportação a médio e longo prazo;
* Exportação via agentes ou distribuidores;
*Licenciamento da tecnologia ou marca; e
* Franchising.

Investimento directo
O investimento directo pode assumir a forma de joint-ventures ou de subsidiárias, consoante a quota de capital da entidade externa (inferior a 90%), podendo ser:
* Joint-venture de distribuição e marketing;
* Joint-venture integrada;
* Subsidiária de distribuição e marketing; e
* Subsidiária integrada....
tracking img