Internacionalizacao da WEG

Páginas: 9 (2234 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUARIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





CASES E ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS

INTERNACIONALIZAÇÃO

WEG Equipamentos Elétricos S.A.





DANILO Barros SIMIONI
danilo picucci
felipe dias
LUIZ GUSTAVO LEME
RODRIGO ULTRAMARI





São Paulo – SP
2014


SUMÁRIO
1 –RESUMO......................................................................................................................................................3







































1- RESUMO

Este trabalho destina-se a realizar um estudo sobre os desafios da internacionalização de uma empresa do setor auto-elétrico, a WEG Equipamentos ElétricosS.A., no mercado Asiático, especificamente na China. Envolve o processo de entrada no exterior e as principais ações que influenciaram a internacionalização, criando uma sequência de fatores determinantes, para o sucesso da operação e explicação da sólida inserção internacional.

Nesse sentido, o estudo retoma a entrada da Weg na China e sugere alguns tópicos de reflexão acerca dos desafios a seremenfrentados para a empresa brasileira consolidar e ampliar sua posição no mercado chinês. Procedimentos de internacionalização da empresa são estudados, identificando alguns critérios importantes para o processo.



















2- INTRODUÇÃO



O movimento recente de internacionalização de empresas brasileiras é caracterizado por casos de diversas multinacionais querealizam investimentos diretos no exterior buscando aumentar suas participações no mercado internacional e obter vantagem competitiva. Será exposto neste trabalho, o qual os objetos de observação foram os processos de internacionalização e expatriação da WEG Equipamentos Elétricos S.A na China.

A marca WEG, referente às iniciais de seus três fundadores Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silvae Geraldo Werninghaus, foi iundada em 1961 na cidade de Jaraguá do Sul, RS. Inicialmente atuando no mercado de motores elétricos, passou a partir da década de 80 a diversificar sua produção em demais setores, principalmente fornecedores de equipamentos elétricos a setores de automação industrial e de energia, por exemplo, com a presença da WEG Automação e WEG Transformadores. Também estãofortemente presentes no mercado de tintas e outros componentes químicos com a WEG Química. São grandes players nos mercados que atuam contando com produtos de excelente performance e certificações de qualidade reconhecidas mundialmente. A WEG consegue consolidar estas indústrias mesmo num mercado competitivo como o Brasil, destacando-se entre os principais produtores do mundo em mais de um dos mercadosatuantes, com destaque ao de motores elétricos.

Com objetivo de caracterizar a empresa, seu histórico de internacionalização e a decisão do modo de entrada na China, realizou-se uma pesquisa, cujas análises buscaram entender como ocorreu o processo de expatriação dos colaboradores da WEG na missão chinesa. Os resultados mostram os desafios enfrentados pela empresa com a sua inserção no mercadoasiático, os aspectos determinantes no processo de expatriação.

Passa de uma empresa de manufatura de motores a um grupo capaz de oferecer completas soluções industriais e com ainda maior diversidade. A sede, além de concentrar a liderança do grupo, também conta com o maior parque fabril de motores do mundo. A WEG, por fim, uma das maiores empresas do Brasil, hoje conta com um corpo de mais devinte e nove mil funcionários ao redor do mundo.
3- DESENVOLVIMENTO



O objetivo da internacionalização da WEG na China, apóia-se em suprir o mercado asiático, por ser considerado o mercado que mais cresce no mundo. A escolha da China como destino, aliado a este objetivo, fatores como; preços competitivos do mercado chinês, mão-de-obra barata, redução dos custos e do tempo na logística de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • WEG e a Internacionalização
  • Pesquisa weg internacionalização
  • A WEG
  • Internacionalizaçao
  • internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!