Internacionalização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão das Organizações

“Internacionalização”

Aluno:
Elias Silva

Índice
Introdução ao trabalho 3
Introdução ao tema 4
Definição de internacionalização 5
Vantagens e desvantagens da internacionalização 5
Vantagens da internacionalização 5
Desvantagens da internacionalização 6
Teorias sobre o comércio internacional 6
Teoria das vantagens absolutas 6
Teoria dasvantagens comparativas 7
Teoria de Hecksher-Ohlin 7
Teoria da vantagem competitiva 8
Modelo do ciclo de vida do produto no comércio internacional 9
Teoria do gap tecnológico 10
Modelo de Krugman 10
Tendências no ambiente internacional 10
Formas de internacionalização 11
Fases de internacionalização 12
Como preparar a internacionalização da empresa 13
Comercio internacional português15
Conclusão 17
Bibliografia 18

Introdução ao trabalho

A elaboração deste trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Gestão das Organizações, da Universidade Lusófona do Porto e tem como finalidade dar cumprimento à avaliação desta disciplina.

Os objectivos traçados na elaboração deste trabalho são:
* Definir internacionalização;
* Explicar as vantagens e desvantagens dainternacionalização;
* Desenvolver as teorias sobre o comércio internacional;
* Enunciar as tendências no ambiente internacional;
* Compreender as diferentes formas de internacionalização;
* Compreender a diferentes fases da internacionalização;
* Explicar como preparar a internacionalização de uma empresa;
* Verificar o panorama do comércio internacional português.

Destaforma, o presente trabalho encontra-se estruturado em diferentes capítulos, que por sua vez se dividem em subcapítulos, de forma a facilitar a elaboração e compreensão do mesmo.
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho baseou-se, sobretudo, numa pesquisa bibliográfica e de Web sites de referência.

Introdução ao tema

A internacionalização é um fenómeno que, apesar de não serrecente, tem ganho imensa importância nas preocupações estratégicas das empresas, sobretudo devido à crescente globalização da concorrência e dos mercados, ao número cada vez mais vasto de sectores e de actividades e à explosão da internet.
Ao longo dos tempos, foram criadas algumas teorias sobre o fenómeno da internacionalização, as suas motivações, as novas tendências, com o objectivo de nosfazer compreender este processo tão importante e tão complexo dos nossos dias.
Apesar de constituir uma necessidade para as empresas, independentemente da sua dimensão ou nível de actividade, o processo de internacionalização deve ser encarado com bastante rigor, pois uma entrada em falso no mercado externo pode representar o fracasso de uma empresa a nível internacional.
Assim, é de extremaimportância que as empresas conheçam todos os fenómenos ligados à internacionalização, para assim definir de forma adequada a sua estratégia.

Definição de internacionalização

Segundo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a internacionalização é a ampliação do campo de actuação de uma empresa, ou de uma economia, para além do território nacional. As empresasinternacionalizam-se, quer através das suas operações comerciais, comprando produtos estrangeiros ou desenvolvendo as suas exportações, quer através do investimento, criando ou tomando o controlo de sociedades estrangeiras. Uma economia internacionaliza-se quando se abre ao exterior, quer através das suas operações comerciais, quer através das suas operações financeiras.
Segundo Freire (1997), ainternacionalização de uma empresa, consiste na extensão das suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional.
Podemos dizer então, que a internacionalização é o alargamento das fronteiras de uma empresa a outros países, através da transacção de produtos.

Vantagens e desvantagens da...
tracking img