Internacionalização empresarial

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
4º ADMINISTRAÇÃO - FINANÇAS

Matrizes de internacionalização empresarial
um auxiliar para empresas de pequena
dimensão em decisões de comércio exterior

Trabalho Realizado para
Complementação da avaliação da disciplina de
Comérico Internacional.

Profº. Oswaldo Matarossi Filho

Internacionalização das pequenas e médias empresas

Defendem alguns estudiosos que estamos vivendo na erada pós-modernidade e estamos sentindo toda a conseqüência das criações humanas engendradas na era passada. Estas conseqüências, estão repercutindo, dentre outras áreas, na economia e no desenvolvimento social dos países, principalmente dos países emergentes como o Brasil. Assim, podemos identificar dois fenômenos que irão nos interessar, o fenômeno econômico da globalização e o fenômenotecnológico da automação.
A economia mundial está nos mostrando que a riqueza, cada vez mais, está caminhando para os países desenvolvidos. Estes países, que podemos considerar como sendo aqueles que compõe o G-8, necessitam conquistar outros mercados consumidores, seu desenvolvimento já esbarrou nos seus limites territoriais, a sua expansão econômica deve romper com esta barreira e galgar novoshorizontes, difundindo a potencialidade de suas capacidades de criar uma sociedade consumista que atenda aos anseios das grandes empresas. Criou-se então a globalização. A economia não está mais dividida e caracterizada de acordo com os países ricos e pobres, ela é mundial. As multinacionais, hoje habita os quintais da maioria dos países, como se fossem empresas nacionais, produzindo riquezas, lançandoseus papéis nas bolsas de valores e colhendo frutos para suas matrizes de origem. Mas o que percebemos é que a política empresarial internacional caminha para a redução de custos para gerar lucros, e quando se cogita em redução de custos a primeira atitude é enxugar o quadro de empregados, gerando, consequentemente, desemprego. É a conseqüência da globalização percebida principalmente nos paísespobres.
Se não bastasse a crise do emprego decorrente do desenvolvimento econômico globalizado, os avanços tecnológicos estão propiciando substituir dez homens por uma máquina. É a automação, o emprego de parafernálias tecnológicas para a produção em massa, viabilizando a competitividade entre empresas que sequer podem pensar em ceder espaço para o concorrente. O primeiro passo foi a substituição domodelo fordista de produção pelo modelo de produção especializada e flexível. A produção seriada de produtos, representada pelo primeiro modelo, caracterizava-se pela formatação de produtos engendrados por empregados que praticavam atos repetitivos e eram considerados elementos indissociáveis do processo produtivo. Este modelo dificultava a implantação de inovações tecnológicas aos produtos,implicando na política de cultivar a adequação do consumidor ao produto. O modelo de produção especializada e flexível, por sua vez, buscou, em primeiro plano, incrementar o aspecto tecnológico e desenvolvimentista do processo de produção da empresa, eliminando o empregado formalista, substituindo-o por profissionais qualificados, capazes de inovar. Outro vislumbre do modelo de produção flexível foi asubstituição da mão de obra humana pela máquina (automação). O objetivo deste modelo de produção foi o de cultivar política diversa do modelo fordista, ou seja, a empresa deve estar preparada para, subitamente, alterar sua linha de produção para que seu produto se adeqüe às necessidades do consumidor e à variação do momento consumista. O modelo é flexível justamente em decorrência da necessidadede coadunar o produto ao consumidor, de acordo com as informações derivadas das tendências do mercado consumidor.
Ainda que o fenômeno da globalização implique em concentrar a riqueza, em propiciar a expansão das grandes empresas que, com o episódio das fusões, concentram também o poder sobre determinados setores produtivos, ainda que a automação implique em substituir o homem pela maquina de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Internacionalizaçao
  • internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!