Internacinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A temática escolhida foi a União Europeia devido a ser um tema interessante e muito importante para a cultura geral, pois neste trabalho pretendemos conhecer um pouco mais sobre este tema. Ao longo deste trabalho estudaremos a União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia é uma parceria econômica e política entre 27 países de todas as partes do continente. Os principais objetivossão promover o livre comércio e a livre circulação de pessoas entre os seus países-membros, além de assegurar a manutenção da segurança e da democracia. Em suas origens, a UE tinha como uma de suas missões colocarem um ponto final às frequentes guerras entre os países da Europa.
ORIGEM
A Europa unida permaneceu sendo um sonho durante muito tempo: a realidade era marcada pela guerra. Se oscenários são diferentes hoje, isso se deve á obstinação de alguns políticos, os pais da primeira Guerra Mundial e das suas devastadoras consequências, a busca por soluções europeias foi posta em primeiro plano por intelectuais, políticos e líderes econômicos.
CARACTÉRISTICAS
É uma organização supranacional europeia dedicada a incrementar a integração econômica e reforçar a cooperação entre seusestados membros, outorgando a cidadania europeia aos cidadãos de todos os estados membros. São intensificados os acordos aduaneiros e sobre a imigração com o objetivo de permitir aos cidadãos europeus uma maior liberdade para viver, trabalhar ou estudar em qualquer um dos países membros.
A partir desta data a União Europeia torna-se um gigante com 25 países, governado por um colegiado, o Conselho daUnião Europeia, ocupando uma área próximo de 4 milhões de quilômetros quadrados, quase 500 milhões de habitantes, terceira em população no mundo, perdendo apenas para China e Índia e o segundo maior PIB do mundo, de U$ 9,2 trilhões.

UNIÃO EUROPEIA, SEUS ORGÃOS PRINCIPAIS E O EURO.
A integração evoluiu para a adoção de uma moeda única, o euro, criada em 1999, e para a unificação política. Oeuro começou a ser usado na forma de notas e moedas em 2002. Ao se fazer referência exclusivamente ao aspecto econômico-comercial da integração europeia, é correto utilizar o termo "Comunidade Europeia", uma vez que as designações "Comunidade Econômica Europeia" e "Mercado Comum Europeu" foram, oficialmente, abolidos.
O processo de tomada de decisões, em geral, e o processo de decisão, emparticular, envolvem cinco principais instituições:
* Parlamento Europeu - representa os cidadãos da União Europeia, que elegem seus membros.
* Conselho da União Europeia - representa individualmente os Estados-membros.
* Comissão Europeia - defende os interesses de toda a União Europeia.
* Tribunal de Justiça - assegura o cumprimento da legislação europeia.
* Tribunal de ContasEuropeu - fiscaliza as finanças das atividades da União Europeia.

TRATADOS
Acordos da União Europeia:
Os acordos da União Europeia garantem acordo nos seguintes níveis de integração:
* Integração econômico-comercial, cuja expressão concreta é o mercado único, ou seja, a livre circulação de bens, serviços, capitais e trabalhadores entre os Estados-membros.
* Garantia de política externa ede segurança comum.
* Garantia de políticas de imigração e de cooperação judiciária e policial.
A atual União Europeia fundamenta-se juridicamente em quatro tratados fundadores:
* Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço: Criado em 1951, composto pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda. A Ceca tinha como objetivo a integração das indústrias do carvão e do açodos países europeus.
* Tratado da Comunidade Econômica Europeia: Criado em 1957, composto pelos mesmos seis países da Ceca. Tinha como finalidade estabelecer um mercado comum europeu.
* Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica: Criado no Tratado de Roma em 1957 tinha como objetivo fomentar a cooperação no desenvolvimento e utilização da energia nuclear e elevação do nível de...
tracking img