Intermodadelidade

583 palavras 3 páginas
I. Intermodalidade:
Importância para a Logística e Estágio Atual no Brasil.
1998 USA C. Transportes = 529 bilhões, 6,2% PIB
Brasil C. Transportes = 60 bilhões, 8% PIB
Os tipos de produtos predominantemente transportados por mais de um modal são commodities, caraterizados como produtos de baixo valor agregado.
Para que esses produtos sejam competitivos, é indispensável um sistema de transporte eficiente, pois o custo de transporte é uma parcela considerável do valor destes produtos.
Algumas questões importantes:
▪ O transporte intermodal predomina para os produtos tipo commodities de baixo valor agregado;
▪ A combinação predominante e a que mais cresce é a intermodalidade rodo-ferroviária;
▪ No caso brasileiro, a utilização de mais de um modal esbarram em dificuldades de infraestrutura, regulamentação, tais como: eficiência de portos e terminais, questões federativas (regulamentação) e regulamentação geral.
I.1. Definição:
Intermodalidade x Multimodalidade
(como definí-los, e a diferença?)
Fase 1 – Movimentação caracterizada apenas pelo uso de mais de um modal.
Fase 2 – Melhoria da eficiência na integração intermodal. A utilização de containers, de equipamentos de movimentação em terminais, outros instrumentos especializados na transferência de carga de um modal para outro, melhoria do desempenho geral no transbordo de carga, etc.
Fase 3 – Integração total da cadeia de transporte, de modo a permitir um gerenciamento integrado de todos os modais utilizados, bem como das operações e transferências, caracterizando uma movimentação porta a porta com um único documento.
Transporte Intermodal (conceito): Transporte realizado por mais de um modal, caraterizando um serviço, o porta a porta com uma série de operações de transbordo realizadas de forma eficiente e com responsabilidade de um único prestador de serviços através de documento único. Para o transporte que utiliza contêiner, a carga permanece no mesmo contêiner por toda a viajem.
Fase 1 –

Relacionados