Intermidialidade E A Historiografia Da Mi Dia Na Era Digital Artigo

1852 palavras 8 páginas
Intermidialidade e a Historiografia da Mídia na Era Digital.
Por Gabriel Souza Nunes

Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora gasouza.n@hotmail.com RESUMO
Os grandes avanços tecnologicos trouxeram, além de inúmeros benefícios para a sociedade, uma preocupação: Como essas novas mídias interagem entre si e, principalmente, qual o novo papel do usuário inserido neste novo mundo digital? Este artigo visa enunciar os estudos intermidiáticos ao longo dos ultimos anos até a “Era digital”, traçando sempre uma paralelo com seus usuários e as formas que essa tão falada “Nova Era Digital” pode mesclar-se ao dia-a-dia das pessoas.

Intermidialidade

Antes de se iniciar qualquer tipo de questionamento sobre a itermidialidade e seu papel através da historia, faz-se necessario compreender o fenômeno intermidiático por si só. Este, ainda que constantemente em atualização, define uma relação direta de dependência com os avanços tecnológicos de determinada época ou períoído histótico.

Desta forma, podemos dizer que o conceito de Intermidialidade – o qual será discutido mais detalhadamente adiante neste artigo -, depende diretamente da tecnologia que se faz presente, já que as relações intermidiáticas acontecem entre as formas de mídias exitentes, sejam essas tradicionais ou não. Este fenômeno, ainda, define a criação de novos sentidos e significados, os quais também se fazem dependentes nao somente da tecnologia, mas também dos materiais envolvidos e, principalmente, do usuário histórico específico.Não se pode falar de uma relação intermidiática na Era Digital ao se fazer uso de usuário que não está inserido neste contexto, ou seja, que não é capaz de se relacionar com as novas formas de mídia.

Assim sendo, podemos colocar a Intermidialidade como um fenômeno, antes de tudo, dependente de diversos outros aspectos e que, por si só, não aconteceria. Faz-se importante lembrar, também, que os estudos Intermidiáticos não são estudos necessariamente novos,

Relacionados