Interleções da educação fisica

1911 palavras 8 páginas
Para melhor compreensão do que é educação física o autor do livro, Carol Kolyniak Filho, faz uma introdução relacionando algumas definições de "educação" e de "físico", explicitando que, para chegar a uma resposta deve-se analisar uma concepção de mundo, de homem e de sociedade, ou seja o contexto em que tudo se insere.

Para isso será discutido três definições do significado de educação física, de acordo com o contexto e intenção para qual ela é utilizada, definindo-a como: Conjunto de práticas sistematizadas, em contextos institucionais ou informalmente, visando desenvolver as propriedades motoras do organismo humano; Componente curricular de processos educacionais formais; Área de conhecimento, que estuda determinados fenômenos através de métodos científicos e sistematiza o conhecimento produzido, podendo constituir teorias. Todos esse significados se constituíram a partir de práticas sociais concretas de acordo com o cenário político-social de cada época. Podendo ela, então, ser compreendida como um "agente" no processo de transformação da sociedade.

A principio, pode se dizer, que as propriedades motoras se desenvolviam de forma instintiva, pela necessidade de sobrevivência. Com o desenvolvimento da organização social, e principalmente pela introdução do trabalho, há um distanciamento entre as necessidades biológicas e a expressão motora, implicando e

possibilitando a diversificação de ações individuais e com isso desenvolvendo o psiquismo humano o que trabalhou, então, a percepção cognitiva do ser humano,

propiciando a observação do seu desempenho motor e realizando práticas que aperfeiçoassem seu desempenho. Para melhor compreensão do que é educação física o autor do livro, Carol Kolyniak Filho, faz uma introdução relacionando algumas definições de "educação" e de "físico", explicitando que, para chegar a uma resposta deve-se analisar uma concepção de mundo, de homem e de sociedade, ou seja o contexto em que tudo se insere.

Para isso

Relacionados