Interface homem maquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPANHA NACIONAL DAS ESCOLAS DA COMUNIDADE – CNEC
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR CENECISTA – INESC

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

INTERFACE HOMEM - MÁQUINA

Cássio Ferreira Soares
Diego Eustáquio Neves
Kelly Estácio Medeiros

Professor: Paulo César Rodrigues Borges

UNAÍ – MG
Dezembro de 2009
Resumo

Sumario

1. Introdução

O projeto de TCC (Trabalhode Conclusão de Curso) trata-se da construção de um Web site e um sistema desktop para o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais na cidade de Unaí/MG. Sendo assim, a proposta de um site para avaliação é o do próprio Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, sendo ele o site oficial: (www.bombeiros.mg.gov.br).
O site da própria instituição foi escolhido pelo motivo que este site é modelopara o sitio do nosso trabalho de conclusão.
O propósito desta avaliação é para que o usuário dê sua opinião sobre ele, o site, e com esses resultados possamos construir uma interface dentro do padrão, focando a opinião e as propostas, fazendo com que assim este se torne um ambiente mais agradável e as funcionalidades mais precisas.
As pesquisas foram feitas com questionário praticamentefechado, composto de 13 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas, enviados através e-mails e distribuídos de forma impressa, onde as pessoas responderam sobre o site indicado, sobre sua interface, navegação, facilidade de transações, satisfação em usá-lo, e etc.
Além do mais, essa pesquisa vem para modo fortalecer a desenvoltura de um trabalho, ou mesmo trazer melhorias para as próximasatualizações. Essas pesquisas fazem com que o site fique mais agradável ao usuário. Problemas com funcionalidades, interface muito carregada com todo tipo de notícias, grande agregação de publicidade, má distribuição de ícones e etc. Tudo isso pode prejudicar a repercussão de um sistema, e o foco dessa pesquisa vem exatamente para corrigir esses tópicos dos quais os usuários criticam.

2. AvaliaçãoGeral

As entrevistas aconteceram em sala de aula onde o publico alvo em maioria masculino com idade média entre 18 e 35 anos. A maioria dos usuários aos quais responderam ao questionário já conhece computadores a mais de 2 anos, usam o computador em média cerca de 10 horas por semana sendo que usam também a internet com essa mesma freqüência . A internet é conhecida por esses usuários amais de 3 anos.
Pelo questionário aplicado nota-se que os usuários não tinham muita experiência com o site proposto. Muitos deles o visitaram pela primeira vez.
O nível de aceitação, a navegabilidade, sobre os índices de informações contidas com relação aos recursos do site, esteve entre bom e excelente.
Em geral os usuários obtiveram grande satisfação a respeito do site, mesmo quemuitos desses usuários visitaram o site pela primeira vez. A satisfação deles foi pelo motivo do site conter a interatividade, demonstrações por imagens e informações de interesse público. Notamos que os usuários gostaram muito das exposições de imagens do dele, pois não são “poluidoras de ambiente”, são imagens ilustrativas de informações e situações ocorridas no dia-a-dia das pessoas, causandoum impacto de interesse pelas imagens e informações.
Muitos usuários ao entregar os questionários, entre 60 a 70%, comentaram sobre o referido site mostrando interesse e dando sugestões para que a nossa cidade tenha um site próprio “para que nós cidadãos possamos também ter conhecimento das situações ocorridas em nossa região”.
Ao primeiro questionário aplicado a maioria das respostas foide nível bom, pelo fato de muitos tê-lo visitado pela primeira e ter pouca interatividade com os recursos do site.
Já na segunda aplicação do questionário as perguntas foram invertidas para diferenciá-los quanto à análise pelo usuário e neste segundo questionário como todos já tinham visitado o site, puderam explorar mais funcionalidades e analisar melhor neste ponto o resultado passou de...
tracking img