Interface homem computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação de Acessibilidade na Web
Carla O. Monteiro, Fabrício M. Silva, Rick M. Bruggemann

Universidade Gama Filho
Pós-Graduação em Análise de Projeto e Sistemas
Avenida Presidente Vargas, 62 –Centro – Rio de Janeiro - RJ
Oliveira1208@gmail.com, fabriciosilva20@gmail.com, rickymbru@gmail.com

Abstract. This study aims to assess the accessibility of a site from the Brazilian government,for it chose the site of IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics).

Resumo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a acessibilidade de um site do governo brasileiro, para o mesmo escolhemos o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Importância da Acessibilidade

No Brasil, o acesso à informação é um direito constitucional: “é assegurado a todoso acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”
Em 2 de dezembro de 2004, foi publicado o Decreto n° 5.296 que diz que as informações de portais e sites Web da administração deverão ter obrigatoriamente seus conteúdos acessíveis para pessoas portadoras de deficiência visual. Aqueles que não cumprirem as recomendações do Governo ficarãosujeitos às penalidades citadas no decreto.
Muitas vezes as discussões sobre acessibilidade ficam reduzidas às limitações físicas ou sensoriais, um site acessível pode trazer benefícios a um número bem maior de usuários, permitindo que os conhecimentos disponibilizados na Web possam estar acessíveis a um publico muito maior, sem com isso, prejudicar suas características gráficas ou funcionais.
Aacessibilidade diz respeito a alcançar a informação desejada e conseguir interagir com um sistema, onde tem sido, cada vez mais, percebida como uma característica necessária à qualidade no uso, ou seja, a flexibilidade proporcionada para o acesso à informação e à interação, de maneira que usuários com diferentes necessidades possam ter acesso a esses sistemas.
Hoje para orientar no desenvolvimento naweb de sites acessíveis, existe a W3C (comitê internacional ) no qual estão as recomendações para acessibilidade em paginas web. Seu público-alvo inclui desenvolvedores de conteúdo Web e de ferramentas computacionais voltadas à publicação de conteúdo para essa mídia, que podem utilizá-las tanto para orientar o design de conteúdo Web quanto em sua avaliação.Definidos em termos de prioridades,onde:
• Prioridade 1 – pontos de verificação que desenvolvedores de conteúdo
devem satisfazer. Considerado requisito básico para alguns grupos
conseguirem usar documentos Web.
• Prioridade 2 – pontos de verificação que desenvolvedores de conteúdo
deveriam satisfazer. Esta prioridade irá remover barreiras significativas no acesso a
documentos Web.
• Prioridade 3 – pontos deverificação que um criador de conteúdo pode
satisfazer. Esta prioridade irá melhorar o acesso a documentos Web.

A pesquisa

O site do IBGE , foi escolhido por ser o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visãocompleta e atual do País, através do desempenho das funções de pesquisa, coordenação, produção e documentação das informações obtidas.

Foram selecionados 3(três) paginas do site para que possamos fazer a avaliação:
• A página principal: http://www.ibge.gov.br/home/default.php
• Uma tabela de Levantamento Sistemático da Produção Agrícola por área:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/lspa_201005_1.shtm
• Uma pagina em flash com recursos gráficos, exibindo indicadores por países(populacionais, econômicos,sociais, etc) : http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

O processo de avaliação foi constituído de três etapas:
• Utilização de valiadores automáticos: DASILVA, EXAMINADOR E CYNTHI SAYS
• Avaliação do desenvolvedor (utilizando o...
tracking img