Interface entre a teoria dos jogos e a estratégia empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE FUCAPI

INTERFACE ENTRE A TEORIA DOS JOGOS E A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

MANAUS
JUNHO - 2011

Interface Entre A Teoria Dos Jogos E A Estratégia Empresarial

Aluno(s): Sheyla Régia Gomes

Trabalho apresentado ao Professor Paiva da disciplina Teoria dos Jogos, turno Noturno do curso de Administração.

MANAUS
JUNHO – 2011.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivoassociar a Teoria dos Jogos e sua contribuição para o entendimento dos processos decisórios na gestão dos negócios. Essa teoria envolve, acima de tudo, o estudo de decisões interativas, na qual os tomadores de decisões são afetados tanto pelas suas próprias escolhas quanto pelas decisões dos outros. Essa linha de pensamento baseia-se em dois princípios: as escolhas das pessoas são motivadas porpreferências bem definidas e estáveis, ou seja, leva em consideração a relação entre as suas escolhas e as decisões dos outros. Quando se estuda teoria dos jogos, busca se associar as estratégias utilizadas pelos jogadores em muitas áreas, nosso objetivo é fazer uma colocação com a realidade organizacional onde empresas travam verdadeiras batalhas para continuarem competitivas, neste trabalhoestaremos indicando aplicações destas estratégias no mercado atual, em situações em que gerentes buscam identificar as melhores opções de atuação para que suas empresas continuem na ativa e na acirrada competição para permanecer no mercado. O tema relaciona as empresas no seu cotidiano, que estratégias são mais usadas, que aspectos são analisados para que seja tomada a decisão, dependendo de cadaocasião.

2. APRESENTAÇÃO

Nos conceitos de planejamento estratégico, a formulação de estratégias empresariais constitui, há muito tempo, um dos principais desafios para executivos, especialistas, acadêmicos e consultores de empresa, pois a diversidade de situações tem mostrado que uma estratégia bem-sucedida para um caso pode não servir para outro. Isso porque entre outras razões, as situações,as posturas e a relação de forças entre as empresas ou entidades são muito diversas entre sí.
Três classes de estratégias corporativas, competitivas e funcionais sejam essências ao sucesso dos negócios, são as estratégias competitivas que costumas absorver o maior nas formulações estratégicas nas organizações, alguns resultados da teoria dos jogos a ambientes empresariais cooperativos ecompetitivos, como suporte a formulação das estratégias de negócios.
Embora o conceito de conflito de interesses possa ser aplicado a quase todas as atividades humanas, coletivas ou individuais - como as atividades políticas, militares, geopolíticas, sociais, diplomáticas ou familiares -, focamos neste trabalho, sua aplicação ao mundo dos negócios.
A Teoria dos jogos tem se mostrado muito útil paraanálise e decisão entre as várias estratégias negócios disponíveis, principalmente nos jogos racionais do tipo “perde-perde”, “perde – ganha” e “ganha – ganha”. Também tem se mostrado eficaz para o entendimento das estratégias de negócios, principalmente no que se refere às possíveis reações dos concorrentes aos lances escolhidos, como a reação da empresa aos possíveis lanches e seus concorrentes.
Osé importante ressaltar que, muitas vezes, tomadores de decisão não andam pelos “caminhos da racionalidade”, pois com frequência, empresários e suas escolhas estratégicas baseadas muito mais em motivações psicológicas, politicas ou diplomáticas, por exemplo, na necessidade de se justificar por decisões passadas, por uma percepção seletiva da realidade, por hostilidade gratuita, ou, simplesmente, porpalpites intuitivos.

3. CONHECENDO A TEORIA DOS JOGOS E SUA APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

No mundo dos negócios, os empresários lidam, no seu dia-a-dia, com dúvidas e questões cruciais que muitas vezes os colocam diante de difíceis decisões, como: “Devo cooperar ou devo competir”? O que aconteceria se eu praticasse a cooperação, quando deveria estar competindo? O que aconteceria se eu...
tracking img